O país cabe aqui.

Estado angolano acelera reforma da APPO

O ministro dos Recursos Minerais e Petróleo, Diamantino de Azevedo, anunciou, na última semana, em Luanda, que a reforma efectiva da Organização dos Países Africanos Produtores de Petróleo (APPO), irá ocorrer a partir do próximo ano.

Diamantino de Azevedo, que falava em conferência de imprensa realizada no final da Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros dos Países Africanos Produtores de Petróleo realizada em Luanda, disse que a organização aprovou um período de transição para a reforma da instituição e um plano de acção referente à gestão do fundo afecto às contribuições dos países-membros.

O processo de transição, que começa no próximo mês de Abril e termina um ano depois, será conduzido pela Nigéria, o maior produtor africano de crude.

Na conferência de imprensa, o ministro do Petróleo  da Nigéria, Emmanuel Ibe Kahikwu, declarou que a reforma vai tornar a organização mais dinâmica e capaz de desenvolver um trabalho semelhante a organizações como a OPEP, que tem prestado um trabalho de destaque. Os  encontros actuais constituem a fase final desta reforma.

O secretário executivo da organização dos Países Africanos Produtores de Petróleo, Mahaman Laouan Gaya, lembrou que, desde  Março de 2014, a organização se envolveu  num processo de reestruturação baseado numa reforma institucional, depois de 30 anos de existência.

A reforma é um projecto incluído no oitavo programa de acção de Países Africanos Produtores de Petróleo, que  foi adoptado pelo 29º Conselho de Ministros da organização, em 2012. No entanto, acrescentou Mahaman Laouan Gaya, só  em 2014 se decidiu implementar o estudo sobre o assunto.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies