Está a chegar o concurso público para o sector da saúde

Um total de cinco mil e 85 profissionais da área da saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico, terapeutas e pessoal de apoio hospitalar, vão ser admitidos através de um concurso público marcado para a primeira quinzena de Março, informou ontem, em Luanda, a titular da pasta, no final de um encontro que analisou a questão.

“Este concurso vai ter uma especificidade própria, se comparados com os já realizados até aqui, pois, além de admitir quadros, vai iniciar, também, em simultâneo um programa de formação”, realçou.
A ministra disse que foram identificadas as especialidades que fazem falta num pacote para uma rede de cuidados primários eficiente. “Identificamos as especialidades de ginecologia e obstetrícia, medicina familiar, pediatria, medicina interna, cirurgia geral, saúde pública, anestesia, cuidados intensivos e ortopedia. São áreas em que vamos investir mais”, informou.

Sílvia Lutucuta pediu à população para não se deixar enganar por aqueles que, durante a realização do evento, venham dizer que podem conseguir enquadrar, a custo de algum valor, porque haverá vagas suficientes, principalmente para a classe médica. “Não precisam subornar ninguém, nem tão pouco recorrerem às agências.
O concurso vai ser feito apenas pelo Ministério da Saúde, a vários níveis. As pessoas só têm que apresentar as candidaturas e concorrerem”, aconselhou.

A responsável deu a conhecer que os concursos vão acontecer a nível dos municípios. Sílvia Lutucuta disse que o objectivo é garantir que cada município, em função do número de quadros que receber, tenha pelo menos um ortopedista, um técnico de cuidados intensivos e um anestesista.

“Há hospitais municipais que têm bloco operatório ou mesmo sala de parto, mas que, às vezes, não conseguem realizar determinados procedimentos porque não há um anestesista e nem um técnico de cuidados intensivos”, esclareceu .
Muitas vezes, continuou a ministra, as unidades de referência, principalmente neste momento em que o país enfrenta um surto de malária com alguma gravidade, registam muitas mortes porque, a nível da periferia, não há capacidade de resposta para resolver alguns problemas a nível do município.

Crédito: Jornal de Angola

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies