O país cabe aqui.

Especial Natal: 25 de Dezembro, a data em que se celebra a união, o amor e a solidariedade

Por: Ivanine Silva

Inicialmente celebrada como uma festa pagã, o Natal, celebrado a 25 de Dezembro,  um pouco por todo o planeta, é nos tempos actuais uma das maiores manifestações religiosas e até mesmo cultural, do mundo, caracterizada sobre tudo pela união das famílias.

Tida como a data em que é celebrado o nascimento de Jesus, o 25 de Dezembro, é caracterizado pela união familiar, a celebração de missas e cultos de adoração e exaltação, pela tradicional Ceia de Natal, pela solidariedade e pelo amor ao próximo, pouco comuns noutras datas.

Não obstante de ser uma data santificada e consagrada pelo cristianismo, o Natal acaba por ser celebrado amplamente, mesmo por aqueles que não professam tal religião.

Apesar do significado que a data tem hoje, a mesma era inicialmente celebrada por povos pagãos que viviam sob domínio do império Romano, como o dia do nascimento do Deus Sol e, tempos depois, a igreja Católica, dominante naquela época, usou-a para a celebração do nascimento de Jesus Cristo, já que não existem evidências, quer sejam teológicas ou científicas sobre uma data exata do nascimento de Jesus.

Com o avançar do tempo e desenvolvimento das sociedades, a data acabou por ser desvirtuada e passou a notabilizar-se por um consumismo exagerado, marcado por um aumento na actividade económica, entre todos os que estão envolvidos nestas celebrações de forma directa ou indirecta.

Mesmo sendo uma “festa” cristã, a data não é celebrada da mesma forma por todas as igrejas cristães, existindo algumas que não a celebram, por questões dogmáticas.

______________________________________________________________________________

Neste “Especial Natal”, terá a oportunidade de acompanhar também a visão de lideres espirituais de diferentes confissões religiosas, sobre o Natal e tudo a volta da data que simboliza o nascimento de Jesus Cristo.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies