O país cabe aqui.

Escritor transforma-se em “Pamãe” e lança “A Rosa do 29” em homenagem a mulher falecida

Avô do Petro é o pseudónimo de Albino Américo, o escritor e poeta, que se viu imperado a cuidar dos filhos após a morte da mulher, numa data em que viria também caducar o seu bilhete de identidade, dia 29 de Julho de 2014. Nesta semana, o autor foi homenageado na Fundação Arte e Cultura, durante a edição de Outubro do projecto Noites de Poesia.

“A Rosa do 29” é  um livro de prosa poesia em homenagem à minha esposa, que faleceu no dia 29 de Julho de 2014 e coincidentemente, o seu Bilhete de Identidade caducou no dia da sua morte”, lembra o autor, reforçando que o título foi escolhido prepositadamente para exaltar a esposa por tudo que representou na sua vida e tem, por isso, 29 poemas.

O livro não somente está em homenagem à minha esposa, mas também surge para poder confortar àqueles irmãos que tenham perdido um ente-querido.

“Quando estava na cama do hospital, pediu-me que lhe escrevesse um poema e três dias depois faleceu. Com a sua morte, tive de me transformar em “PAMÃE”, pai e mãe ao mesmo tempo. Apareceram pessoas que me diziam que eu não aguentaria e que poderia dar os bebés às irmães e familiares para os cuidar. Hoje, o mais velho está com 8 anos e já vai a escola, o mais novo  tinha apenas um ano, hoje está com 6 anos . houve momentos que cheguei a pensar que não conseguiria, mas, hoje, quando olho para eles dá uma grande alegria por saber que, desde o momento que mãe os deixou, tomei conta deles”, conta

Amantes das artes emocionam com a história do Avô do Petro

O livro “A Rosa do 29” foi lançado em Julho deste ano, no palácio de ferro e apresentado na Fundação Arte e Cultura, no âmbito do projecto Noites de Poesia. Poetas, actores, músicos e amigos prestaram homenagem ao escritor, emocionando-se depois de ouvir a história por trás d´A Rosa do 29.

Janeth Sousa disse ter gostado do evento e muito tocada pelo que ouviu.

“Não sou muito ligada à arte. No que toca a cultura sou muito ligada à música. Gostei mais do teatro porque quando fui mais nova fiz teatro. Espero vir mais vezes. A história do homenageado tocou-me imenso. Acho que foi uma homenagem muito bonita da parte dele. Perder alguém chegado é algo marcante. Recentemente perdi o meu pai”, conta.

Luzineide Tomás é uma poetisa, que também participou da homenagem com temas “Enorme Martírio” da autoria do homenageado e “Saudades de Mim”, poema da sua autoria.

“Da perda pode surgir novas oportunidades e ele apegou-se em algo que muita gente se arrastaria de tristeza e transformou numa matéria prima, “A Rosa do 29”. Emocionou-me, pois, ele tornou o momento mais epíco”, disse a poetisa, que enalteceu a Fundação Arte e Cultura pelo projecto.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies