O país cabe aqui.

Escola Brincando Com a Bola carece de apoio financeiro

A escola de futebol denominada “Brincando Com a Bola”, situada no distrito do Zango, no município de Viana, em Luanda, carece de apoios para a vedação, terraplenagem do campo e para aquisição de outros materiais de apoio.

A planificação do projecto, foi contemplada pelo antigo futebolista Armando da Costa Faria (Ti Nandinho), que trabalha com 75 crianças dos cinco aos 16 anos de idades, necessita também de patrocínio para aquisição de balizas de alta competição.

Ti Nandinho, declarou à Angop, que até ao momento tem contado apenas com a ajuda de particulares que oferecem garrafas de água, pacotes de sumo e meios desportivos e com os rendimentos provenientes das mensalidades no valor de mil  kwanzas/mês efectuado pelos encarregados de educação, mas sem regularidade.

O projecto foi criado em 2010 com a finalidade de ocupar o tempo livre das crianças e  de congrega-las em um espaço onde pudessem desenvolver as suas aptidões para a prática do desporto.

Informou que o projecto conta com o apoio do clube Petro de Luanda, com quem tem um convénio verbal que permitiu o lançamento de um dos seus jogadores para a equipa de juniores.

Armando da Costa Faria disse, no entanto, que recentemente a sua instituição reuniu-se com a direcção do clube petrolífero com objectivo de tornar a parceria verbal em um convénio formal com documentação, e aguarda pela decisão do Petro.

Fez saber que a escola de futebol está aberta para atender todas as agremiações que estejam interessadas na contratação dos seus jogadores.

A instituição, que trabalha com pessoal voluntários por não ter dinheiro para pagar os  funcionários, conta com a colaboração de um psicólogo, um  assistente social, um médico, dois advogados, uma socióloga, um director adjunto da escola e dois técnicos de futebol auxiliares.

A escola, que conta um gabinete, uma sala social apenas gradeada e quarto de banho, está instalada em um terreno de 70 por 90 metros quadrados e para a marcação do espaço foram colocados quatro pilares nos cantos.

A escola de futebol “Brincando Com a Bola” tem energia da rede pública, mas beneficia da água de um chafariz público, pois a ligação do Projecto água para todos ainda não começou a funcionar.

Armando da Costa Faria “ Ti Nandinho” iniciou a sua carreira futebolística na década de 80, tendo já passado pelos clubes Victoria do Sambizanga, Interclub, Progresso do Sambizanga, Dinamos, Sporting de Luanda, Sociborda, Inter do Uíge, Flaminguinhos e Edipescas do Cazenga.

Foi promotor pela ascensão de André Makanga, Manucho Gonçalves, Chara e Nandinho.

O município de Viana, que dista 20 quilómetros do centro da cidade capital, é composto por seis Distritos Urbanos, designadamente, Vila Flor, Zango, Baia, Kicuxi, Estalagem (município sede), para além da comuna de Calumbo.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies