O país cabe aqui.

Empresas aeroportuárias internacionais visitam novo aeroporto

Notícias de Angola – O Aeroporto Internacional Dr António Agostinho Neto (AIAAN) recebeu recentemente uma visita técnica de empresas internacionais que adquiriram o caderno de encargos para a sua concessão.

Trata-se de quatro empresas internacionais de reconhecida capacidade técnica e financeira e especialistas na gestão de infra-estruturas aeroportuárias que adquiriram o caderno de encargos do concurso público para a concessão da gestão do AIAAN – Aeroporto Internacional António Agostinho Neto.

Segundo um comunicado de imprensa a que o Notícias de Angola teve acesso, as empresas, de origem europeia e americana, realizaram visitas técnicas ao novo aeroporto para conhecerem in loco as capacidades e as potencialidades de todas as infra-estruturas disponíveis e prontas a funcionar.

Para tal, o informe realça que nos últimos dias foi conhecido o interesse de mais um operador internacional, um consórcio formado por empresas chinesas.

Lançado no passado dia 17 de Novembro de 2023, o Concurso Público para a Concessão do Direito de Exploração, Gestão e Manutenção do AIAAN prevê a sua concessão pelo prazo de 25 anos, com possibilidade de extensão por mais 15.

O AIAAN possui uma infra-estrutura aeroportuária moderna e tecnológica distribuída em aproximadamente 30 km². Possui ainda duas pistas de aterragem com a capacidade de receber aeronaves de médio e grande porte como o B747-800 e o A380. 

O novo aeroporto internacional, tem capacidade para receber até 15 milhões de passageiros por ano e para processar, em igual período, 130 mil toneladas de mercadorias, concebido para se assumir como um dos maiores e mais relevantes hubs aeroportuários e logísticos do continente africano.

O complexo de cargas oferece instalações seguras e eficientes para o manuseio de diversos tipos de mercadorias, incluindo refrigeradas, perigosas, valiosas e animais vivos, distribuídas em áreas específicas para importação, exportação e carga doméstica.

Actualmente já são realizados de e para o AIAAN voos de carga, estando previsto o seu pleno funcionamento para o final de 2024, com os voos domésticos e os internacionais a partirem e a chegarem de e ao novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies