Embarcação angolana “Mussulo 40” participa em regata internacional

Após período de treinamento intenso com a treinadora e experiente velejadora Pipe Hare, o TeamMussulo 40 Angola Cables, formado pelo comandante angolano José Guilherme Caldas e pelo brasileiro Leonardo Chicourel, largou neste fim de semana, na regata AtlanticCup.

Trata-se da mais longa prova de barcos à vela no Atlântico Ocidental e a mais difícil dos Estados Unidos.

José Guilhereme Caldas, comandante do Mussulo 40 e único angolano a participar da competição, ressalta que foram levados a cabo importantes treinos com Pipe Hare, de Antigua a Charleston, durante os quais surgiu a oportunidade de aprendizagem, não apenas sobre vela, mas também sobre o funcionamento do barco, e distribuição de peso, o que permitiu, não obstante não se tratar de um barco de última geração, uma boa preparação para a prova.

A sexta edição da AtlanticCup teve início em Charleston, Carolina do Sul, Estados Unidos. As equipas formadas apenas por duplas, farão em percurso de 1.008 milhas náuticas no mar, e competirão num primeiro trecho, de Charleston a Nova York, e após uma breve paragem voltarão para disputar uma segunda etapa para Portland, no Maine, onde a regata termina no fim de semana de 10 de Junho.

“Trata-se de uma prova de três fases, as duas primeiras em dupla e na terceira, com a participação de outros três tripulantes. Espera-se que na primeira fase da regata, de Charleston a Nova Iorque, surjam ventos a favor embora a previsão para os dias seguintes seja de instabilidade, são 650 milhas que precisam de ser concluídas em dois ou três dias. A segunda fase, de Nova Iorque para Portland, tem 350 milhas e é considerada mais dura por ser uma região sujeita a grandes mudanças de intensidade e direcção de vento, o que pode interferir na duração da prova”, sublinhou Leonardo Chicourel, Skipper do Mussulo 40 e único velejador brasileiro a competir na regata.

A Angola Cables será o parceiro Oficial da regata AtlanticCup, a multinacional de Telecom, que patrocina o Mussulo 40, nomeará a linha de chegada da LegOne e a linha de partida da LegTwo, esta em Nova York.

 

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies