Embaixador da RDC exalta relações com Angola

O embaixador da República Democrática do Congo, Gustave Beya Siku, considerou nesta sexta-feira (8), em Luanda, bastante profícuas as relações de cooperação entre o governo do seu país e de Angola.

O diplomata congolês democrático falava à imprensa no final de uma audiência com o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, a quem apresentou cumprimentos de despedida, no término da sua missão diplomática de dois anos e meio na República de Angola.

Numa referência ao bom relacionamento entre os dois Presidentes, informou que ambos (João Lourenço e Joseph Kabila) têm mantido concertações contínuas nos assuntos ligados à região austral e central de África e à cooperação bilateral.

“Não existe nenhum clima de desentendimento ou fricção entre Angola e RDC”, aferiu o embaixador, reforçando que os dois Chefes de Estado trabalham na vontade mútua, de formas a fortalecerem, cada vez mais, as relações de cooperação.

Quanto a realização de eleições, aprazadas para Dezembro deste ano na República Democrática do Congo, disse que as mesmas serão realizadas em conformidade com o memorando de entendimento entre as partes políticas  congolesas e demais individualidades da comunidade internacional.

No concernente às trocas comerciais com Angola, Gustave Siku valorizou a entrada em funcionamento do caminho-de-ferro de Benguela (corredor do Lobito) que vai beneficiar bastante a RDC.

Recentemente, 50 carruagens de comboio transportaram mineiros da RDC para o Porto do Lobito, com vista a exportação para o exterior via marítima.

Angola e RDC partilham 2.511 quilómetros de fronteira terrestre e marítima.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies