Economistas de negócios dos EUA preocupam-se com as guerras de Donald Trump

Economistas de negócios preocupam-se ocasionalmente com as guerras do presidente Donald Trump prejudiquem a economia dos EUA, segundo uma pesquisa divulgada na segunda-feira.

Segundo à Agência AFP, a administração Trump na quinta-feira deve impor sua última rodada de tarifas punitivas à China, colocando 25 por cento de impostos sobre outros 16 bilhões de dólares em importações, com Pequim pronta para retaliar o dólar por dólar.

A pesquisa semestral da Associação Nacional de Economia Empresarial também descobriu que os entrevistados estavam divididos em cortes de impostos abrangentes em dezembro, mas concordaram que o Congresso deveria fazer mais para reduzir o déficit orçamentário em expansão.

O vice-presidente da NABE, Kevin Swift, disse que mais de 90% dos 251 economistas pesquisados ​​disseram que as tarifas e ameaças de tarifas tiveram “impactos consequentes desfavoráveis”.

“Os membros do painel também esperam impactos negativos desfavoráveis ​​caso os Estados Unidos se retirem do NAFTA”, disse a Swift em um comunicado, referindo-se ao Acordo de Livre Comércio da América do Norte.

Washington, Ottawa e Cidade do México iniciaram conversações, há um ano, para revisar o pacto comercial de 24 anos, que Trump ameaçou derrubar caso os negociadores não consigam chegar a um acordo aceitável. As autoridades se tornaram mais otimistas nos últimos dias de que poderiam finalizar uma reescrita do NAFTA até o final do ano.

Algumas empresas dos Estados Unidos culparam as tarifas por demissões, diminuíram as margens de lucro e possíveis falências. Legisladores do próprio partido republicano de Trump expressaram indignação com os conflitos comerciais frente a frente e alertaram sobre danos a longo prazo para a economia.

Mais de 80% acreditam que a política fiscal atual expandiria o déficit orçamentário como parcela do PIB e concordou que o Congresso deveria trabalhar para reduzi-lo.

A última pesquisa da NABE, 60% dos entrevistados acreditam que a política econômica deveria fazer mais para combater as mudanças climáticas.

 

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies