Ecologista sueca de 16 anos de idade considerada “mulher do ano”

0
Foto: Philippe Wojazer, Reuters - DR
Upper Digital Marketing
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Greta Thunberg, de 16 anos, esteve na origem das “sextas feiras pelo futuro”, que em grande parte da Europa e também noutros países do mundo mobilizam semanalmente milhares de estudantes. Agora foi considerada a “mulher do ano” no seu país natal, à frente da princesa real e da líder democrata-cristã.

O primeiro lugar de Greta Thunberg numa lista de mulheres notáveis foi decidido pelas pessoas inquiridas numa sondagem que o diário sueco Aftonbladet promoveu, e também a escolha de um júri organizado por um outro jornal, Expressen.

Nos dez primeiros lugares da lista encontram-se também a dirigente do partido democrata-cristão, Ebba Busch Thor, a princesa real sueca, Vitória, e a antiga presidente da Academia Sueca, Sara Danius.

Ao ter conhecimento das escolhas da sondagem e do júri, Greta considerou-as quase inacreditáveis, mas depois recompôs-se e comentou: “É uma confirmação de que aquilo que eu tento fazer faz uma diferença. E também tem graça eu ser tão jovem. É que praticamente ainda sou uma criança”.

As manifestações que Greta Thunberg promove começaram em Agosto de 2018, e rapidamente se internacionalizaram e passaram a ser conhecidas pelo nome em língua inglesa: “Fridays For Future”. Têm tido lugar todas as sextas feiras, e em alguns países têm trazido à rua milhares de estudantes, sobretudo secundaristas.

Para a próxima sexta feira, 15 de Março, estão anunciadas 860 manifestações, em 75 países.

NA/RTP

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome.