Dois tipos de dietas lideram ranking das melhores dietas para 2018  

 

Todos os anos, a publicação americana U.S News & World Report, divulga o ranking das melhores dietas, para realizá-lo, são ouvidos especialistas de instituições americanas de peso, como Johns Hopkins, Tufts Medical Center, Universidade Harvard, Mayo Clinic entre outras.

Da análise desse júri saem as campeãs em diversas categorias: a dieta ideal para emagrecer, a mais fácil de seguir, a que controla melhor o diabetes, e neste ano, duas estratégias alimentares dividem a medalha de ouro, sendo que uma delas é figura carimbada no pódio, trata-se da Dash, sigla em inglês que significa Medidas Dietéticas para Controlar a Hipertensão, que tem ao seu lado, a Dieta Mediterrânea, reverenciada em diversos estudos científicos.

A Dash, tem como principal objetivo  prevenir e controlar a pressão alta, fazendo cair, assim, o risco de infarto e derrame. No cardápio, são priorizados alimentos ricos em substâncias como potássio, cálcio, proteínas e fibras, na prática, a ideia é investir naqueles grupos reconhecidamente saudáveis, ou seja, frutas, verduras, legumes, grãos integrais, leguminosas, carnes magras e lácteos com baixo teor de gordura.

Acima de tudo, recomenda-se, prestar bastante atenção na quantidade de sódio, o mineral que faz a pressão decolar, ele está no sal de cozinha e em muitos de produtos industrializados. A indicação é não exceder os 2300 miligramas de sódio por dia, o melhor mesmo seria ingerir até 1 500 miligramas.

A Dieta Mediterrânea, tem várias vantagens atribuídas a ela, dentre estas, citam-se a perda de peso, prevenção de câncer, menor risco e controle de diabetes, além de benefícios para o coração e cérebro.

Esta dieta tem esse nome porque é seguida por povos que moram perto do Mar Mediterrâneo, no sul da Europa, e que são conhecidos por terem uma longa expectativa de vida. É recomendado nesta dieta, a ingestão de frutas, verduras, legumes, grãos integrais, legumes, substâncias oleaginosas, azeite de oliva, ervas e especiarias aromáticas nas refeições. Os peixes e frutos do mar, também têm espaço no menu, frango, ovo, queijos e iogurte aparecem com moderação, enquanto os doces e a carne vermelha ficam restritos a ocasiões especiais.

Um item bastante lembrado ao falar de Dieta Mediterrânea é o vinho tinto, cheio de resveratrol – substância lembrada, entre outras coisas, por blindar o coração.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies