O país cabe aqui.

Doença do sono faz 15 novas vítimas em duas semanas

Foram diagnosticados do dia 25 de Junho a 10 deste mês, 15 novos casos da Doença do Sono, Tripanossomíase Humana, durante o rastreio realizado em províncias do país, a informação foi passada pelo chefe de departamento das Operações do Instituto de Combate e Controlo das Trpanossomíases (ICCT), Paulo Makana

Nestes 15 dias, as equipas móveis do ICCT rastrearam os municípios do Kuimba (2), na sede do Uige (4), na província do Uíge, Quitexe (6),  no Zaire, e Ambaca (3), no Cuanza-norte, enquanto Luanda e Bengo não resistaram casos.

Entretanto, de Janeiro, data em que iniciaram as Campanhas, a 10 deste mês, foram diagnosticados 36 casos contra 18 de Janeiro a Dezembro de 2017.

As províncias rastreadas foram as do Cuanza-Norte (12), Bengo (3), Luanda (4), Uige (14) e Zaire (3), perfazendo 36 casos em seis meses, que implica a continuação e o reforço das campanhas, pois estes dados são preocupantes, segundo o responsável.

Acrescentou que, Neste andar,  se presume que até Dezembro haverá mais casos do que o ano passado, porque a campanha de busca activa vai continuar para a descoberta de pessoas escondidas nas aldeias e daqueles casos que escaparam da vigilância e controlo dos médicos.

“A doença do sono, no seu estágio inicial, a pessoa infectada apresenta alguns sintomas semelhantes à malária, por isso, o reforço da vigilância epidemiológica”, sublinhou.

Acrescentou que, neste momento, estão sob controlo médico 94 pessoas com a doença.

Paulo Makana anunciou que a Campanha prossegue, porque podem ter escapado alguns casos, pois, por vezes, muitos habitantes, na hora do rastreio, encontram-se nas lavras.

A nova estratégia de combate à doença, com testes rápidos e através da Biologia Molecular, que consiste na detecção rápida do ADN do tripanossoma no sangue, com a introdução um novo modelo de microscópio florescente, está a facilitar o diagnóstico da doença.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies