O país cabe aqui.

Distrito do Benfica ganha memorial Ruínas de Cabo-Lombo

Foi inaugurado na última semana, o memorial Ruínas de Cabo-Lombo na marginal do Benfica, o acto contou com a presença de entidades académicas, tradicionais, políticas, religiosas, moda e pessoas singulares.

O momento foi marcado com o hino Nacional, entoado também na linguagem gestual pelos estudantes do colégio Mártires do Uganda e dança com o grupo do Comando Geral da Polícia Nacional, que levou o público presente aos passos cadenciados, ao som do batuque e outros instrumentos musicais.

Entoação do Hino Nacional na apresentação do memorial

Yuri Moura, proprietário do Escravo do Lazer, empresa que patrocinou a construção do monumento, destacou o valor e a importância de construções do gênero, e como decidiu apoiar o projecto.

Memorial Ruínas de Cabo Lombo

” O monumento tem um valor histórico e é muito importante para o resgate da nossa cultura, foi construído aqui no destrito do Benfica, mas é de carácter nacional e patriótico, então como munícipes decidimos dar um apoio ao nosso destrito.

De acordo com a munícipe Mamã África, é um orgulho para todos ver o reconhecimento de um lugar que serviu de rota para o tráfico de escravos.

“Por aqui passaram os nossos irmãos que foram levados para as Américas, são a nossa memória que passaram aqui e como munícipe, hoje nos orgulhamos pelo facto de se inscrever esse local como um memorial”.

Ruínas de cabo-lombo está situada, no bairro do Benfica, e por volta do século XVII e XVIII (séc. 17 e 18) servia de porto no tráfico de escravos. Cabo-lombo foi classificado em 1993 como um sítio histórico de Angola.

Momento Cultura na apresentação do Ruínas do Cabo Lombo

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies