Desvalorização do kwanza faz portugueses perguntarem-se qual o futuro em Angola

De acordo com agência Lusa, milhares de portugueses, a desvalorização em curso no kwanza significa, por estes dias, a machadada final no que alguns chegaram a apelidar de ‘El Dorado’ angolano.

Para muitos, o regresso a casa nunca esteve tão próximo.

Só em 15 dias de janeiro, a desvalorização superior a 25% do kwanza, face ao euro, representa menos 700 euros por mês num salário médio, em Luanda, de 650.000 kwanzas (3.000 euros), recebido em moeda angolana por um trabalhador expatriado.

Sónia Silva, gerente de uma agência de viagens angolana com sede em Luanda, admite que qualquer expatriado recebe hoje menos de metade do que recebia há uns anos, antes da crise.

“Está muito complicado”, desabafa, em conversa com a Lusa, ao mesmo tempo que insiste que a “paixão” por Angola “está intacta”.

Só os portugueses já foram mais de 150.000, no tempo do crescimento económico a dois dígitos e das obras que não paravam um pouco por todo o país. A quebra prolongada na cotação do crude mudou tudo e obrigou nacionais e estrangeiros a mudar também.

Sónia deixou Lisboa quando tinha 34 anos, partindo para Luanda no que deviam ser umas férias. Passaram-se 10 anos, acabou por casar e ser mãe em Angola. Viu o “desenvolvimento brutal” da última década de uma Luanda metropolitana, de sete milhões de habitantes, mas hoje preocupa-se com o “descontentamento das pessoas” e a “instabilidade social” provocada pela crise.

“O fator segurança é algo que me preocupa mais, temos agora mais um bocadinho de cuidado, de evitar andar sozinha no carro, de sair à noite. E fazemos mais contas, toda a gente em Angola hoje faz mais contas, os expatriados também”, explica.

Com o poder de compra em forte quebra, face à desvalorização do kwanza e à inflação que só em 2016 ultrapassou os 40%, os expatriados em Angola enfrentam ainda meses sem fazerem uma transferência do salário recebido em kwanzas para Portugal, em euros.

Para ler na integra clica no link publicado pela Lusa http://wu1.on.xsl.pt

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies