O país cabe aqui.

De Médica Cardiologista à Ministra da Saúde: Conheça o histórico profissional de Sílvia Lutucuta

Sílvia Paula Valentim Lutucuta, foi nomeada aos 28 de Setembro de 2017, por Decreto Presidencial a Ministra da saúde da República de Angola. É médica Cardiologista, foi Docente Universitária, chefe de Departamento de Pós-Graduação e Investigação Científica da Faculdade de Medicina, com experiência em Pesquisa-Biologia Molecular e Genética das Doença Cardiovasculares.

No seu brilhante curriculum académico, fez o pré-universitário de Ciências Biológicas, na província do Huambo, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, núcleo provincial do Huambo, com apenas 16 anos de idade.

Terminou a licenciatura aos 21 anos, no ano de 1990. Por ter sido a mais nova dos estudantes naquela época, ganhou uma Bolsa de Estudo para Pós-graduação, em Cardiologia no Hospital Santa Maria em Lisboa-Portugal, orientada pela Prof. Celeste Vagueiro, em simultâneo fez parte da equipa do Prof. Doutor Fausto Pinto.

Sílvia Lutucuta, foi  Membro e Presidente  da  Associação dos Estudantes de Pré-Universitário do Huambo, Presidente da Associação dos Estudantes de Medicina do Huambo, Membro da Associação Nacional dos estudantes do Ensino Superior de Angola, Membro da Associação dos Pós-graduados em Portugal, Membro da Associação Njango nos USA, Membro da Ordem Dos Médicos de Angola em Portugal, Membro da Sociedade Portuguesa Angolana de Cardiologia, Vice-Presidente da Sociedade Angolana de Doenças Cardiovasculares e Membro do Senado da Universidade Agostinho Neto. 

Muita gente tem no seu pensamento a ideia de que a Sra. Ministra “caiu de paraquedas” ao ser nomeada ao cargo, no Governo de João Manuel Gonçalves Lourenço. Pelo contrário, despertou muito cedo os seus dotes naquilo que faz. Aos 19 anos de idade, iniciou assim a sua carreira como docente universitária, ao monitorar o Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina na província do Huambo, no Departamento de Morfologia, ministrando a cadeira de Histologia.

A Ministra da Saúde, traz também no seu curriculum experiência de outras partes do globo, ao trabalhar nos Estados Unidos de América, propriamente na investigação, onde fez diversos estudos de translocação da Ciência Básica para Clínica e integrou-se nos grupos de estudos sobre Cardiomiopatia Hipertrófica, Aterosclerose e Anemia de Células Falciforme. Estudos estes orientados por renomadas personalidades mundiais como: o Prof. Dr. Robert Robertes, Prof. Dr. Ali Marian e o Prof. Dr. José Lopez.

Sílvia Lutucuta fez publicações de artigos científicos em revista de especialidade, fez igualmente apresentações em Congressos Internacionais. Fruto destes longos anos de investigação foram surgindo vários galardões, prémios de investigação médica internacionais (melhor apresentação em investigação em Simpósios de Investigação e melhor investigadora em Ciência Básicas).

Sílvia Lutucuta, actuou em vários níveis básico e clínico, avançou com diversas formações em Ecocardiografia no Hospital Hamersmith em Londres e na última década ingressou no Baylor College of Medicine em Houston-Texas-USA, aonde fez investigação em doenças Cardiovasculares com funções de “Post-DOC Resarcher Fallow” e investigadora Associada.

Nas vestes de Ministra da Saúde tem se mostrado muito dedicada, uma vez que recebeu um ministério com bastantes problemas. Tem sido o de mais polémica comparado com os demais ministérios pertencente ao aparelho do Estado: Greves dos médicos, dos enfermeiros, de trabalhadores de uma forma geral e dos utentes.

Ministra da Saúde no acto de vacinação na aldeia de Chitembo

O portal Notícias de Angola, nos últimos dias teve oportunidade de acompanhar de perto o trabalho de Sílvia Lutucuta, nas províncias do Kuanza-Sul, Huambo e Bié, constatamos que a quando se fala de trabalho Ela não pará. No lançamento da Campanha de Vacinação Contra a Pólio, aterramos na província do Huambo em transito para o Bié, começou a sua agenda de trabalho no Huambo, com a visita ao Centro de Medicina e Reabilitação Física Dr. António Agostinho Neto, de seguida rumamos de carro para a província do Bié, fez a abertura da Campanha de Vacinação Contra a Pólio, no município do Chitembo, visita ao Hospital do Chitembo, reinaugurou do CRF do Bié, e reuniu no Governo Provincial do Bié, e a delegação do MINSA, visitou os municípios de Katabola, Kamakupa e Cuemba . 

Arregaçou as mangas, no domingo, terceiro dia campanha, regressou a município do Chitembo e “tirou o salto alto”, passou por algumas igrejas (Católica, I.E.C.A e Assembleia de Deus), não com o propósito do evangélico, mas sim a sensibilização da campanha de vacinação, nas ruas do município passou por algumas casas.

De recordar que Sílvia Lutucuta, foi distinguida no concurso Divas de Angola, realizado no dia 03 de Dezembro de 2015, pela Glamour em Festa, em duas categorias (Diva da Saúde e da Educação).

Texto e fotos: Nambi Wanderley

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies