O país cabe aqui.

Cunene: Em nove meses sessenta crianças morreram de má nutrição

Fonte: Angop


Sessenta crianças, de zero aos cinco anos de idade, morreram de má nutrição severa e aguda moderada, de um total de 3.978 casos registados no decurso dos últimos nove meses em diferentes unidades sanitárias da província do Cunene.

A informação foi prestada hoje, quinta-feira, a Angop, pelo supervisor provincial do Programa de má nutrição, Tiófilo Emílio, referindo que comparativamente ao mesmo período de 2017, houve diminuição de mil e 755 casos e dois óbitos.

“A redução tanto dos casos e óbitos, deve-se a sensibilização das mães sobre a importância do aleitamento materno exclusivo, assegurar uma alimentação saudável as crianças e o refrescamento dos agentes comunitários das técnicas de triagem e tratamento da doença”, sublinhou.

A fonte avançou ainda que a maioria dos casos de má nutrição é proveniente das zonas rurais e deve-se ao desmame precoce, as condições alimentares precárias e abandono das crianças pelas mães, bem como o surgimento de doenças diarréicas.

Tiófilo Emílio aconselhou as mães a amamentarem os filhos pelo menos até aos dois anos de idade, para que possam crescer de forma saudável, assim como a realizarem consultas de planeamento familiar, para evitar gravidez não planificada.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies