O país cabe aqui.

Crida comissão para levantar sanção de “Akwá” ex- goleador da selecção nacional de futebol

O Ministério da Juventude e Desportos (MJD) criou uma comissão de trabalho para encontrar mecanismos que visam pôr fim à sanção aplicada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) ao Akwá, ex-capitão e goleador da selecção nacional de futebol.

  • A informação foi avançada este sábado, em Luanda, pelo secretário de Estado da Juventude e Desportos, Carlos Almeida, tendo referido que o ministério, em parceria com a Federação Angolana de Futebol (FAF), e uma organização da sociedade civil ,estudam uma proposta para, eventualmente, soluccionar o problema que dura nove anos.

Declarou à agência Angop, à margem da cerimónia de homenagem aos antigos seleccionadores nacionais Carlos Queirós e Joca Santinho, realizada no Estádio dos Coqueiros, reconheceu que no caso “Akwá” há envolvência de dinheiro (260 mil dólares norte-americanos), acrescentando estar a ser resolvida a questão atendendo às exigências da FIFA.

Na ocasião, Carlos Almeida referiu ainda que o caso “Akwá” é dos assuntos que constam das prioridades da liderança do ministério, augurando sucesso na sua resolução, de modo que o ex-jogador desenvolva as suas actividades e seja reconhecido condignamente.

A sanção deve-se ao facto do antigo atacante ter alegadamente representado à selecção nacional sem ter sido dispensado pelo seu então clube (no Qatar).

Alcebiades Maieco “Akwá”, ponta-de-lança forjado no extinto Nacional de Benguela, “especialista” em golos acrobáticos e hábil em aplicar “chapeus”, representou os Palancas negras em 80 ocasiões, tendo marcado cerca de quatro dezenas de golos.

É o autor do tento considerado o mais importante da sua carreira e da história do futebol angolano, por ter garantido o apuramento ao Campeonato do Mundo de 2006, que decorreu na Alemanha.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies