Covid-19: Medidas de distanciamento flexibilizadas a partir desta semana

Por: Ivanine Silva

Algumas das medidas de distanciamento e prevenção contra a pandemia de covid-19, serão a partir desta segunda-feira (8), flexibilizadas, com o aumento da força de trabalho em algumas empresas, capacidade de lotação dos transportes e aumento do horário de funcionamento.

Estas alterações serão observadas em obediência ao decreto de Situação de Calamidade Pública, aprovado na Assembleia Nacional, no passado mês de Maio, com vista ao desconfinamento gradual.

Os serviços públicos e as actividades comerciais de bens e serviços em geral, passarão a funcionar com até 75 por cento da sua força de trabalho presencial.

No que diz respeito a extensão do período de funcionamento, os restaurantes, bares, cafés e similares, passarão a funcionar até às 22 horas e 30 minutos, todos os dias. Passarão também a ser autorizadas actuações musicais de bandas nestes espaços, sempre observando as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias.

Já os transportes colectivos de pessoas e bens, poderão aumentar a sua capacidade de lotação para até 75 por cento, depois de funcionarem com 50 por cento, por mais de 100 dias.

Em sentido contrário, estão as actividades recreativas, culturais e de lazer ou na via pública, serão reiniciadas pela primeira vez, desde a aplicação das medidas de restrição no país, com a reabertura de teatros, museus, monumentos, galerias de arte e feiras. No mesmo diapasão, serão retomadas todas as obras de construção cívil, quer sejam elas públicas ou privadas.

A Situação de Calamidade Pública, que entrou em vigor no país, no dia 26 de Maio e deverá durar até o dia 9 deste mês.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies