O país cabe aqui.

Corredor do Kwanza, Tchitundu Hulu e Cuito Cuanavale são as novas apostas do executivo para património da humanidade

Depois da inclusão do Centro Histórico de Mbanza Kongo na lista do Património Mundial da UNESCO, o Executivo angolano, através do Ministério da Cultura, tem as baterias apontadas para os processos de candidatura do Corredor do Kwanza, das Pinturas Rupestres de Tchitundu Hulu e do Memorial da Batalha do Cuito Cuanavale.

Impulsionadas com o ganho obtido a 8 de Julho de 2017, em Cracóvia (Polónia), devido à elevação de Mbanza Kongo, no âmbito do processo de divulgação, preservação e internacionalização dos sítios, monumentos e figuras históricas nacionais, as autoridades angolanas carregam baterias para uma longa e árdua batalha, que poderá culminar com a inclusão dos três bens materiais e culturais na lista do Património Mundial, para o orgulho de uma nação rica em património e história cultural.

Com valências e valores universalmente aceites para a entrada na lista, os três sítios nacionais reúnem condições, pois são espaços que estiveram e estão ligados à história de Angola, para ganhar o estatuto de bens patrimonial-culturais a nível mundial, como reconhecimento da sua dimensão simbólica, artística e cultural, que é, por sinal, uma riqueza acumulada por gerações passadas, que deve ser valorizada e transmitida às futuras/vindouras gerações.

Apostados em ver, mais uma vez, um sonho concretizado, as autoridades, através de especialistas, têm-se desdobrado em acções de divulgação e sensibilização dentro e fora de portas, mostrando a importância dos bens culturais em causa no mosaico cultural angolano.

Detentor de um vasto conjunto de riquezas patrimoniais que definem o seu valor universal excepcional, o Corredor do Kwanza é tido por peritos como um bem misto, devido às suas características naturais e culturais.

Tchitundu Hulu (também grafado Tchitundulo) é um morro granítico situado no município de Virei, 137 quilómetros a Leste da cidade de Moçâmedes, capital da província do Namibe. O local é conhecido pelas gravuras/pinturas rupestres do Morro Sagrado dos Mucuísses, um dos mais belos conjuntos rupestres da pré-história existentes em Angola, onde abundam representações de animais e desenhos esquematizados.

A importância do Cuito Cuanavale para Angola, África e o Mundo, em geral, deve-se ao facto de ter sido palco de uma das maiores batalhas da história contemporânea, que culminou com o derrube do regime racista na África do Sul e trouxe uma nova geopolítica na perspectiva de uma paz efectiva e a libertação do continente africano.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies