O país cabe aqui.

Conheça o que causa dores aos bebês e saiba como lidar com cada uma delas

Os pais de primeira viagem sempre têm muito o que aprender com os filhos, no início quando o bebê é muito novo, é preciso tentar identificar o motivo do choro, ou seja, se é fralda suja, sono ou apenas a carência por um pouco de colo, afinal, o choro é a única forma que o pequeno tem de se comunicar, diante disso, quando o bebê sente algum incómodo ou dor ele também chora, e é nessa hora que os pais devem identificar o problema para amenizar o sofrimento dos pequenos.

Em diferentes fases da vida da criança, ela passa por momentos de sofrimento que causam dor, o que é normal para seu desenvolvimento, ainda assim, saber entender o problema para amenizar a dor é importante, mas como proceder? Veja abaixo o que acontece.

Dos 0 aos 6 meses, as dores mais comuns são otite e a principal é a cólica. Para identificar se é cólica, tente prestar atenção no choro da criança, ele costuma ser mais agudo, vigoroso, continuo e intenso. As crises de cólica dos pequenos podem durar até três horas por dia e mais de três dias por semana, e normalmente o choro não para nem mesmo com carinho dos pais.

Nesse momento os bebês costumam ficar agitados encolhendo e esticando as pernas, deixando os olhos fechados, sobrancelhas franzidas e barriga dura, para solucionar o problema dos pequenos, evite oferecer chá ou chupetas e jamais troque o leite materno por outra coisa, uma dica boa, é fazer compressa de água morna ou massagens na barriguinha.

Dos 6 meses a 1 ano de idade, a dor abdominal é a principal queixa dos pequenos, o que também pode estar relacionado ao nascimento dos primeiros dentes, nessa fase a gengiva do bebê fica inchada e mais vermelha que o normal, outro detalhe é que o bebê baba muito nessa fase, e coloca tudo na boca com a intenção de coçar a gengiva.

Uma ótima forma de aliviar o sofrimento dos pequenos é oferecer um mordedor gelado, outra opção é fazer um picolé de leite materno ou de fruta sem adição de açúcar, dependendo o grau de sofrimento do bebê o pediatra pode até indicar algum medicamento para aliviar a dor.

De 1 a 2 anos, as dores são funcionais, devido a alteração do crescimento, acidentes e traumas, porém a principal dor pode ser causada por algum tipo de vírus, o contágio com vírus pode ser identificado por sintomas como nariz escorrendo, febre, dores de cabeça.

Em algumas ocasiões podem ocorrer também males como diarreia, vómito e perda de apetite, para ajudar a aliviar os sintomas é importante fazer inalação ou lavagem nasal com soro fisiológico, sem se esquecer de manter a criança hidratada, oferecendo muita água e frutas ricas em água, tais como melancia, melão e laranja.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies