O país cabe aqui.

Comemora-se hoje 88 anos da cidade de Malanje

Por: Victória Pinto

Comemora-se hoje, 13 de Fevereiro, 88 anos da Cidade de Malanje, data em que a província passa a elevação à categoria de cidade.

Malanje foi elevada à categoria de cidade a 13 de Fevereiro de 1932, pelo primeiro governador do então distrito, Veríssimo Sarmento, através do Diploma Legislativo número 313, do regime português.

Com uma superfície de 2.422 Km2, e uma população de 569 474 hab. (‎2018‎), Malanje, a cidade capital da província do mesmo nome, tem duas grandes comunas: Kambaxe e Ngola Luíge. A norte, a circunscrição é banhada pelo rio Lombe e a sul pelos rios Kuije, Luximbe e Luhanda. No que se refere à zona Este, a cidade é limitada pela comuna de Mufuma e a Oeste pelo rio Kwanza, o maior de Angola.

O município sede da província, que serve de habitat à rara e imponente Palanca Negra Gigante, congrega no seu seio dezassete bairros: Azul, Barreiras, Campo de Aviação, Carreira de Tiro, Canâmbua, Centro da Cidade,  Kangambo, Kafuco-Fuco, Kala, Katepa, Kizanga do Bango,  Kizanga da Barraca, Maxinde, Polícia, Ritondo, Sambizanga e  Vila Matilde.

Nos últimos tempos e como é evidente, passados 88 anos, a densidade populacional cresceu e consigo surgiram novos bairros e consequentemente as atenções do governo se redobram para fazer face à necessidade de levar bens e serviços sociais básicos aos munícipes e urbanização das zonas em crescimento.

De acordo com uma matéria publicada em 2017 pela Angop, sector de energia e águas continuar a crescer, pois a rede de distribuição e melhoria dos sistemas de captação e distribuição dos dois serviços é cada mais uma realidade na província.

No sector hoteleiro e de restauração, a cidade, conta actualmente com serviços mais humanizados e personalizados, pois para além de novos estabelecimentos, a qualidade dos serviços melhoraram, numa altura em que a urbe conta já com hotéis de cinco estrelas, restaurantes com qualidade de referência internacional com gastronomia de várias regiões e infra-estruturas similares, num número acima de 30 estabelecimentos.

A estátua de bronze da Rainha Njinga Mbande, com seis metros e 70 centímetros de altura, monumento erguido e inaugurado em 2013, para render tributo a heroína, pelos seus feitos e pela luta contra o colonialismo português, que culminou com a independência do país em 1975 e ao largo da liberdade, constituem referências da sede municipal de Malanje, pois situam-se na estrada nacional 230 e dão vistas para quem entra e sai do norte para o leste do país e vice-versa, por via terrestre.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies