O país cabe aqui.

Cinco artistas plásticos expõem “A Fonte” na Tamar Golan

Galeria Tamar Golan apresenta “A Fonte”, uma exposição colectiva de cinco jovens artistas plásticos angolanos.

Os artistas plásticos angolanos Airina da Silva (Kisha kipito), Leandro Marques, Jardel Selele, Hednezer Roma e Uólofe Griot apresentam na Galeria Tamar Golan “A Fonte”, uma exposição colectiva a inaugurar no próximo dia 11 de Outubro de 2019, Sexta-feira, às 18h00.

De acordo com uma nota de imprensa daquela instituição remetida à redacção do Notícias de Angola, a mostra ficará patente ao público até ao dia 30 de Novembro, podendo ser visitada de Segunda-feira a Sábado, das 12h30 às 19h30, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura, na baixa de Luanda.

Os protagonistas d´A FONTE, possuem algumas características comuns. Para além de serem todos membros da UNAP e terem já realizado exposições individuais e colectivas,  todos são naturais de Luanda. As idades de cada um deles variam mas todos partilham um dado que salta à vista: são grandes talentos, uns comprovados, outros a despontar.

Airina Silva (Kisha Kipito), nascida a 7 de Maio de 1996,  é artista visual e performer.  Quem ler o seu currículo, muito rapidamente se aperceberá que conta com participações em muitos eventos como performer e escritora. Jardel Selele, nascido a 20 de Agosto do mesmo ano, dispensa apresentações. Ele é, digamos, um filho da casa que retorna à Tamar Golan após numerosas exposições individuais e colectivas, algumas das quais e as de maior relevo na própria galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura.

Hednezer Roma, nascido em 1993, é ilustrador, aguarelista, pintor e infografista, tendo como foco principal do seu trabalho o corpo humano, que transforma em máquina. Uólofe Griot é  um artista visual, estuda no Instituto Superior de Artes (ISART). Leandro MarquesArtista Plástico autodidata, comecou a desenhar e pintar em casa. No ano de 2018 começou a participar em exposições colectivas e a explorar-se mais enquanto homem das artes que queria conhecer melhor o Mundo em que estava lidar, Das Ates Plásticas.

De acordo com Eduardo Vueza, artísta plástico e autor do texto crítico, citado pela nota, “esta amostra conta com presença de cinco artistas jovens, cujas obras revelam uma relação e domínio muito próximo com as técnicas por eles apresentadas. O olhar atento dos mesmos na procura ao seu redor por algo que os atraísse, motivados também pelas pesquisas técnicas para as criações”

“Hednezer Roma, apresenta a dependência do homem pelas máquinas. Nesta era do consumo, Kisha Kipito leva à reflexão crítica sobre o consumismo excessivo e o desperdício.  Também a preocupação do homen explorar a natureza de uma forma sustentável, bem patente na obra de Jardel Selele”, avança.

Uólofe Griot mostra-se, segundo o texto crítico, preocupado como os artistas são tratados, ou seja, menos valorizados. E com pinceladas e traços fortes, Leandro Marques traz-nos o quotidiano das comunidades.  A amostra acolhe artistas com influências diversas para um harmonioso intercâmbio de saberes e subjectividades. E no meio das diferenças, eles convergem.  Os traços transmitem mensagens, a concepção, a proporcionalidade dos traços e linhas combinatórias do desenho, o acabamento e junção das cores, o efeito visual, a maturidade e talento unem-se e apresentam um resultado final que é um grande contributo para as artes.

Curiosidade

A Galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura, é um projecto cultural inovador e alternativo, sem fins lucrativos, que visa promover as artes plásticas angolanas e apoiar jovens talentos emergentes nas artes plásticas. Todas as receitas da galeria são canalizadas para os projectos sociais da Fundação. Criada em 2013, ano em que a Fundação completava o seu 7º aniversário, a Galeria Tamar Golan está situada na histórica baixa de Luanda, na Rua Rainha Ginga, nº187, no edifício conhecido como “Edifício das Embaixadas” (por trás da Pinto Basto).

Contributo de responsabilidade social do Grupo Mitrelli, a Fundação Arte e Cultura é parte integrante da Menomadin Foundation

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies