O país cabe aqui.

Ciência ganha novos aliados para combate a malária

Cães farejadores estão a ser treinados para ajudar a diagnosticar malária em locais com dificuldade de acesso a sistema de saúde, com bons índices de sucesso, segundo os cientistas, o objectivo é conseguir análises rápidas em um processo simples e barato sem necessidade de exames de sangue.

O trabalho foi apresentado na última semana, no congresso anual da Sociedade Americana de Medicina e Higiene Tropical, em Nova Orleans, nos Estados Unidos.

“As principais vantagens desse método com cães é que os testes são muito rápidos, não requerem colecta de sangue e podem funcionar facilmente em áreas remotas”, afirmou o entomologista, especialista em Saúde Pública, e professor da Universidade de Durham, da Inglaterra, Steve Lindsay, à BBC News.

A pesquisa foi financiada pela Fundação Bill e Melinda Gates, instituição filantrópica criada pelo fundador da Microsoft para fomentar projectos de melhoria à qualidade de vida, principalmente em soluções de saúde e combate à pobreza.

Participam do projecto, além da Universidade de Durham, a instituição Medical Detection Dogs, a Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, a Universidade de Dundee, também britânica, e o Programa Nacional de Controle da Malária da Gâmbia, país da África Ocidental.

A nova técnica ainda está em fase de estudos. “Mas, em princípio, demonstramos que os cães podem ser treinados para detectar pessoas infectadas com a malária pelo seu odor”, diz Lindsay. Os cientistas acreditam que, com o método não invasivo de análise, seja possível diagnosticar um maior número de pessoas, ajudando assim a impedir a disseminação da malária e ampliando o tratamento precoce da doença.

“Os cães são treinados com uma meia de uma criança com forte infecção por malária”, explica o pesquisador.

No processo, eles utilizaram meias de náilon que foram vestidas por crianças e adolescentes aparentemente saudáveis, com idades entre 5 e 14 anos, todos moradores na região do rio Gâmbia, as mesmas crianças foram submetidas a um exame de sangue convencional para detecção do parasita da malária, o Plasmodium falciparum.

No total, foram 175 amostras, 30 crianças foram diagnosticadas como portadoras do parasita, 145 não.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies