Chefes de diplomacia da SADC chegam à Luanda para cimeira

Os Chefes da diplomacia da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), começaram a chegar à Luanda, hoje, segunda-feira (23), onde irão se reunir, para preparar a Cimeira Extraordinária da Dupla Troika da região.

O primeiro a desembarcar, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, foi o ministro dos Negócios Estrangeiros da Zâmbia, Joseph Malanji, que foi recebido pelo secretário de Estado da Cooperação, Domingos Vieira Lopes, e pela embaixadora de Angola naquele país, Balbina da Silva.

Fonte do Ministério das Relações Exteriores disse à Angop que a cúpula da SADC pretende com este encontro harmonizar as posições dos diferentes contendores do conflito na RDC, fundamentalmente nas questões ligadas a calendarização para as eleições.

Ainda neste domingo são aguardados, em Luanda, os ministros dos Negócios Estrangeiros da África do Sul, Tanzânia, Lesotho e da RDC, além da situação política na República Democrática do Congo, a Cimeira vai analisar também a crise do Lesotho, bem como consolidar o processo democrático na região austral do continente.

Na segunda-feira de manhã, os peritos vão preparar os dossiers para o Conselho de Ministros, que acontece na tarde do mesmo dia. Os mesmos temas serão abordados pelos Chefes de Estado, terça-feira.

Para o encontro de terça-feira estão confirmadas as presenças dos estadistas da Namíbia, África do Sul, Zâmbia, Swazilândia, da RDC e do Lesotho, sendo que os presidentes da RDC e do Reino do Lesotho participarão na qualidade de convidados.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies