O país cabe aqui.

Catoca almeja segundo lugar do ranking mundial de exploração e produção

A Sociedade Mineira de Catoca (SMC), almeja alcançar nos próximos anos, o segundo lugar no ranking mundial, no domínio da exploração, produção e facturação, para tal, tem estado a investir na formação dos seus quadros, no uso das novas tecnologias e equipamentos de ponta, para o tratamento e recuperação de diamantes.

A informação foi avançada hoje, quinta-feira, em Saurimo, pelo director-geral da empresa, Sergei Amelin, durante uma conferência de imprensa, promovida pelo sector de Comunicação e Imagem da SMC, por ocasião do 27 de Abril, Dia do Mineiro.

O gestor disse que o futuro da SMC, que é tornar-se a segunda empresa de exploração diamantífera no mundo, está relacionado com a mina do Luaxe que será duas vezes maior que o actual jazigo de Catoca.

Por outro lado, disse que Catoca tem estado a trabalhar no sentido de reduzir ao máximo, os custos operacionais e específicos, no que toca ao tratamento de minérios, através da implementação de novas tecnologias.

“ Fruto deste investimento, em 2017, a empresa conseguiu reduzir 10 dólares por cada custo operacional, nomeadamente operações de mineiros por metro cúbico, tratamento de mineiro por toneladas e quilates produzidos”, sustentou.

Quanto à massa mineira, Sergei Amelin fez saber que foram produzidos em 2017, 15 milhões e 700 mil metros cúbicos, dos quais 10 milhões e 150 mil são rochas estares e cinco milhões e 500 mil minérios.

Foram tratadas 11 milhões e 500 tonelada de minérios, que resultou na produção de sete milhões e 700 mil quilates de diamantes.

“Apesar de não atingirmos os valores planificados da produção, no que toca aos custos específicos e aumento de produtividade, conseguimos cumprir com as tarefas orientadas pelos accionistas”, concluiu.

A Sociedade Mineira de Catoca é uma empresa angolana de prospecção, exploração, recuperação e comercialização de diamantes, constituída pela Endiama (Angola), Alrosa (Rússia) LLV (China) e Odebrecht (Brasil).

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies