O país cabe aqui.

Caso CNC: Interrogatório a Augusto Tomás inicia terça-feira

A audição ao antigo ministro dos Transportes, Augusto Tomás, acusado de defraudar o Estado angolano em somas avultadas, inicia esta terça-feira, durante a terceira sessão de julgamento que decorre na Câmara Criminal do Tribunal Supremo.

Augusto Tomás e mais quatro co-arguidos arrolados no processo nº02/19, que ficou conhecido por “caso CNC”, são acusados de desviar do Conselho Nacional de Carregadores (CNC), de mais de mil milhões e 500 milhões de kwanzas, mais de 40 milhões de dólares norte-americanos e acima de 13 milhões de euros.

Sob os arguidos pesa a acusação de crimes de peculato, violação de normas de execução de orçamento e abuso de poder na forma continuada.

A audiência desta segunda-feira ficou marcada pela leitura do despacho de pronúncia e de contestação. No processo estão arrolados 14 testemunhas e 31 declarantes.

Realce ainda para o réu Augusto Tomás, que apresentou-se com vestes normais, ao contrário do primeiro dia em que se vestiu com o uniforme do sistema prisional.

Esta acção levou a sua advogada, Paula Godinho, a apresentar um requerimento, entretanto, anuído pelo juiz da causa, que considerava inconstitucional tal prática, por atentar à imagem do réu, violar o princípio da igualdade com os demais arguidos e a presunção de inocência.

O julgamento é dirigido por um trio de juízes conselheiros.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies