O país cabe aqui.

Candidatos antissistema comandam votações no Iraque

Duas listas antissistema, ocupam as primeiras posições nas urnas, das eleições no Iraque, hoje, segundo os resultados parciais das eleições legislativas no Iraque, à frente da do actual premier, Haider Al-Abadi, noticiou a AFP.

A aliança inédita entre o líder religioso xiita Moqtada al-Sadr e os comunistas, que apresentou um programa contra a corrupção, liderava os resultados em seis das 18 províncias e ocupava a segunda posição em outras quatro.

A Aliança da Conquista, uma lista de ex-combatentes das Forças de Mobilização Popular, cuja acção foi chave na luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), liderava em quatro províncias. A lista, que inclui autoridades próximas do Irão, aparecia em segundo em outras oito províncias.

Abadi, que tem o apoio da comunidade internacional, não aparecia em primeiro em nenhuma província, salvo na de Nínive, cuja capital é Mosul.

Em um primeiro momento, várias autoridades políticas afirmaram que o actual premier liderava os resultados, e lhe atribuíram 60 cadeiras.

As cifras, no entanto, podem mudar, pois não levam em conta os votos de quase 700 mil membros das forças de segurança iraquianas, nem dos quase 1 milhão de iraquianos que vivem no exterior.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies