Caixa Fado 2019 – Cantores angolanos revelam ser difícil Cantar Amália Rodrigues

Por: Ivanine Silva

Os cantores angolanos que participaram na 5ª edição do Festival Caixa Fado, Patrícia Faria, Paulo Flores e Pérola, tendo partilhado o palco com cantores portugueses, na última semana, revelaram o quanto é difícil interpretar as músicas de Amália Rodrigues.

Em noite de homenagem a figura que colocou o Fado no patamar de Património Imaterial da Humanidade [Amália Rodrigues], pelo seu centenário e pelos 20 anos da sua morte, os artistas angolanos juntaram-se a festa do fado com os artistas portugueses como já tem sido habitual e interpretaram alguns dos sucessos de Amália Rodrigues.

Dos três cantores angolanos que marcaram presença no espectaculo, Patrícia Faria foi a primeira a fazer as honras da casa, onde fez  duetos com as cantoras Mel e Lina.

“[Amália Rodrigues] Deu de facto a alma ao fado e tem uma técnica vocal que não é fácil de se executar, quando não mergulhamos a fundo no trabalho parece fácil, mas quando começamos a estudar Amália percebemos que de facto era uma senhora que cantava muito e atingia notas altíssimas com muita folga e tranquilidade”, declarou Patrícia faria.

Patrícia Faria em Palco no Caixa Fado

Pérola, a segunda artista angolana a subir ao palco do Caixa Fado 2019, quando questionada sobre as dificuldades de interpretar as músicas de Amália, fez saber:

“Não é facíil, fiquei super, hiper, mega nervosa é muito mais fácil cantar aquilo a que já estamos habituados, [o fado] exige uma concentração muito forte”.

Pérola em palco no Caixa Fado 2019

Já Paulo Flores, que foi o último do três a subir em palco, revelou que “a música de Amália Rodrigues tem uma linguagem muito difícil e tudo tem que se aprender, tem que se conhecer toda a história, as foi muito emocionante”.

Paulo Flores cantando no Caixa Fado 2019

Na 5ª edição do festival anual de fado, denominado Caixa Fado, que tem juntado ano após ano artistas angolanos e portugueses, participaram além dos três já citados, Mel, Lina, tânia Oleiro, Cidália Moreira e Marco Rodrigues.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies