O país cabe aqui.

Busca por sustento expõe crianças a riscos nas ruas do Kilamba

Por: Nambi Wanderley

Diariamente, tem sido notória a movimentação de dezenas de crianças pelas calçadas e estradas da centralidade do Kilamba, muitas delas em grupos e desprotegidas, que de prédio em prédio e de carro em carro, pedem por dinheiro e alimentos, de modos a saciarem a sua fome e encontrarem algum sustento para a família, expostas à vários riscos.

Três adolescentes que residem num dos bairros adjacentes à Centralidade do Kilamba, denominado “Cinco Fio”, em um casebre de chapa feito num terreno do qual a família cuida, com os país e mais dois irmãos, totalizando sete pessoas, no curto espaço, conforme contaram as irmãs de nomes fictícios Paula, Josefa e Carlinha, à equipa do Notícias de Angola (NA) e partilharam algumas das principais dificuldades que atravessam e que às levam para as ruas em busca de alimentos.

Com apenas 16 anos de idade, Paula encontra-se grávida de sete meses e não conta com o apoio da família do jovem de que à engravidou, da qual só recebeu cinco mil kwanzas desde o início da gestação, a adolescente fez até ao momento apenas uma consulta pré-natal. Por sentirem falta de quase tudo, as adolescentes são obrigadas a saírem para a rua e pedirem ajuda, já que “há dias em que ficamos sem ter nada para cozinhar”, revelou Paula.

Sem a presença do pai que trabalha numa empresa de segurança privada, onde, segundo a adolescente, está a cerca de um mês a trabalhar em regime de quarentena, e com a mãe sem poder trabalhar por estar adoentada, as meninas assumiram o sustento de casa com o que trazem da rua, mesmo com os riscos aos quais estão expostas, até mesmo de serem contaminadas pela covid-19, por não observarem as medidas de protecção individual.

“Não estamos a usar máscaras porque não temos dinheiro para comprar, também não podemos ficar em casa e morrer de fome, sabemos que estamos a correr perigo ao andar pelas ruas da centralidade do Kilamba, mais que vamos fazer?”, questionu.

Celebra-se hoje, 1 de Junho, o dia mundial da criança, as irmãs relataram, que têm celebrado a efeméride num ambiente festivo e divertido na escola, o que este ano será diferente pela actual conjuntura que o país vive. Por fim, as crianças deixaram um pedido de ajuda “este ano queremos que o Governo faça chegar comida a todas crianças que não têm o que comer”. Pediram também que as aulas não sejam retomadas enquanto a pandemia no país, não estiver controlada.

A Centralidade do Kilamba foi inaugurada em 2011, tem mais de 20 mil apartamentos, distribuídos em 710 edifícios, projectados para albergar cerca de 120 mil habitantes e recebe diariamente outras várias centenas, entre estudantes, trabalhadores e pedintes.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies