O país cabe aqui.

Bornito de Sousa marca presença no 1° Concerto de Música Instrumental Popular de Angola

Por: Ivanine Silva

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, marcou presença, na noite deste sábado (25), no 1° Concerto de Música Popular urbana angolana instrumental, realizado no Clube Naval, Ilha de Luanda, no dia do aniversário da cidade de Luanda.

Apontado como um evento histórico, por grande parte dos artistas que participaram, não só pela celebração do aniversário da cidade, mas também face ao valor histórico e simbólico que este concerto acarretou e a presença do Vice-Presidente da República, sua esposa e outros membros do executivo, acentuou ainda mais este dado.

Este concerto, faz parte de um programa denominado “Memória patrimonial do cancioneiro angolano”, que deverá servir de lançamento da campanha para tornar o Semba num património imaterial da humanidade, bem como homenagear todos aqueles que tornaram a música instrumental angolana o que é hoje.

Juntaram-se no palco, variados instrumentistas, cada um ao seu estilo e com o seu instrumento, ofereceu ao público amante da boa música popular angolana, momentos únicos com a interpretação de sucessos que marcaram a história do país, num de seus momentos mais difíceis, a luta pela independência. 

O momento serviu também para homenagear todos aqueles que contribuíram e contribuem para o fortalecimento da música instrumental e da cultura nacional no geral, com o reconhecimento das suas obras, como é o caso de: Voto Neves, Boto Trindade, Carlitos Vieira Dias, Moreira Filho, Zé Fininho, só para citar alguns, duma vasta lista, em que muitas homenagens foram feitas a título póstumo.

Para Maneco Vieira Dias, “esta homenagem surge em boa hora, apesar de alguns dos homenageados já não fazerem parte do mundo dos vivos, mas que ainda é um número muito reduzido daqueles que deram o seu contributo em prol do movimento da música instrumental”, afirmou.

O programa “Memória patrimonial do cancioneiro angolano”, tem como objetivo, preservar a memória da música instrumental angolana, através do recurso a registos magnéticos, documentais, orais e musicais, bem como deverá se ocupar da sistematização de informações sobre os factos ajudaram a dar forma ao Samba.

Este concerto, marcou a abertura da primeira fase do programa acima citado, que deverá nos próximos tempos realizar um novo espectáculo e consequentes homenagens.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies