O país cabe aqui.

BNA reduz coeficiente de reservas obrigatórias

O Banco Nacional de Angola (BNA), decidiu hoje, reduzir o coeficiente de reservas obrigatórias em moeda nacional de 21 para 19 por cento, uma medida que, entre outras, visa aumentar o crédito na economia.

Essa medida, adoptada hoje na reunião do Comité de Política (CPM) Monetária do BNA, acontece cinco meses depois do Banco Central ter reduzido de 30 para 21% o coeficiente de reservas obrigatórias aplicadas a depósitos dos clientes dos bancos comerciais, em moeda nacional, uma das medidas com que pretendia travar na altura a subida da inflação.

Depois de ter avaliado os principais indicadores macroeconómico, como a taxa de inflação e dos factores que determinam o seu comportamento no curto prazo, o CPM, liderado pelo governador José de Lima Massano, decidiu igualmente reduzir a taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez de 20% para 18% e e manter inalterada a taxa de juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez.

O Comité decidiu também unificar a taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez e a taxa básica de juro, passando a designar-se apenas por Taxa BNA. Sendo assim, a Taxa BNA passa a reflectir o custo efectivo da cedência de liquidez aos bancos comerciais, pelo Banco Central.

Estas decisões tiveram como fundamento ajustar e melhorar a eficácia dos instrumentos de política monetária, contribuindo para a continuidade do processo de estabilização macroeconómica e solidez do sistema financeiro, de acordo com uma nota de imprensa públicada no site do Banco Central.

O Comité de Política Monetária decidiu também que passará a se reunir bimestralmente, estando a próxima reunião marcada para o dia 20 de Julho de 2018.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies