O país cabe aqui.

BNA passa instruções aos bancos privados

Um instrutivo publicado sábado, pelo BNA obriga os bancos comerciais a identificarem os beneficiários efectivos das transacções cambiais e assegurarem que não há conflitos de interesse, envolvendo membros dos órgãos sociais ou Pessoas Expostas Politicamente (PEP).

O documento, subscrito pelo governador do BNA para entrar em vigor a 1 de Fevereiro, dá instruções para os bancos lidarem no domínio do combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, orientando-os, e aos seus funcionários, a aplicarem procedimentos de classificação de risco e de diligência, bem como a adoptarem “mecanismos rigorosos” para prevenirem a ocorrência de irregularidades de natureza cambial, assegurarem o registo correcto das operações e o arquivo da informação relacionada.

O instrutivo orienta os bancos a verificarem o histórico de cumprimento de responsabilidades fiscais dos clientes envolvidos em operações cambiais, a existência de actividade económica compatível com a mercadoria a ser importada ou serviços a serem contratados.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies