Bebés transportados nas costas têm mais saúde física e mental

0
Upper Digital Marketing
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Huambo – Os bebés transportados nas costas das mães, uma prática cultural em Angola, são propensos a ter mais saúde física e mental, além de criarem mais empatia com as suas mães.

A revelação foi feita hoje, na cidade do Huambo, pela investigadora Olívia de Carvalho, da Universidade Portucalense (Portugal), quando apresentava o tema “Identidade, Cultura e Educação”, durante o 1º simpósio internacional de Psicologia, denominado a Psicologia e a cultura de si.

Disse que tal prática, conhecida por “kery bay kery” gera, sobretudo no primeiro ano de vida do bebé, maior segurança, conforto, desenvolve a personalidade e o sentimento de maior tranquilidade de ligação com a mãe.

Tendo em conta estas vantagens, a psicóloga Olívia de Carvalho sugeriu que esta prática angolana fosse generalizada em outros lugares do mundo, sublinhando, ainda, o facto da mesma reduzir o stress nas mães.

Explicou que os diferentes contextos em que as crianças nascem têm impacto na sua futura actuação, defendendo, por isso, a necessidade da preservação dos bons hábitos culturais da sociedade angolana.

“Vários estudos demonstram ser mais preferencial carregar o bebé nas costas, que leva-los em transportes ou meios auxiliares, pois a proximidade física e a disponibilidade materna são fundamentais para o estabelecimento da vinculação e a parentalidade”, justificou.

No simpósio, organizado pelo Instituto Superior Politécnico Sol Nascente (privado), foram abordados temas como a “influência da cultura na formação da consciência do cidadão, problemas de aprendizagem e as diferentes faces das tecnologias de informação e comunicação na era pós moderna: rupturas éticas à construção da autenticidade”.

Existente desde 2012, o Instituto Superior Politécnico Sol Nascente ministra cursos de licenciatura nas especialidades de Direito, Ciências Políticas e Relacções Internacionais, Enfermagem, Finanças e Contabilidade, Sociologia, Gestão de Recursos Humanos, História e Didáctica, Informática de Gestão, Psicologia e Didáctica.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.