O país cabe aqui.

APM solicita ao governo uma moratória no pagamento de impostos

Redacção NA

A APM (Associação Angolana das Empresas de Publicidade e Marketing), solicitou ao Governo de Angola, que decrete uma moratória inicial de 3 meses no pagamento de obrigações fiscais e contribuições para a segurança social, devido ao actual momento económico causado pela Pandemia do Coronavírus.

Segudo uma nota que o NA teve acesso, a preocupação da APN, acenta-se no facto de que até ao momento estão mantidas as obrigações fiscais e contribuições para a segurança social das empresas, apesar do momento actual que a economia atravessa, as empresas do sector em que opera, viram as suas receitas baixarem em mais de 60 por cento, com a quebra de contratos e à diminuição acentuada do volume de trabalho.

A associação, recomenda que se estabeleça uma moratória ao pagamento de impostos por um período inicial de 3 meses seguindo o exemplo outros governos, o que permitrá às empresas respirarem e continuarem a funcionar, evitando falências e despedimentos.
Para dar corpo a tal alusão, a APN, usou o exemplo de países em que empresas registaram uma quebra acentuada de pelo menos 40% de facturação, por referência ao mês anterior ou período homólogo, vão poder aceder ao lay off simplificado, ou seja, o trabalhador será remunerado com 66% do seu salário base, sendo que deste valor a empresa empregadora paga 30% e a segurança social assume os restantes 70%.

Por outro lado, a APM, tem sido um parceiro activo do Estado no combate à pandemia COVID 19, unidas à volta da Associação, as empresas associadas têm, pro-bono, realizado trabalhos de comunicação para o Ministério da Saúde e Direcção Nacional de Saúde Pública.

Algumas empresas de exploração de outdoors, no âmbito desse esforço, têm tentado negociar, no caso concreto com o Governo da Província de Luanda, sendo, no entanto, uma situação extensível a todo o país, a isenção de cobrança de licenças por um período de 3 meses, o que permitirá às mesmas, repasserem aos seus clientes o valor das licenças permitindo a continuidade dos contratos.

Muitas destas empresas têm cedido, sem cobrança de valores, espaços publicitários para a comunicação governamental sobre o combate ao COVID 19 numa atitude de elevada responsabilidade e sentido de solidariedade.

A Associação Angolana das Empresas de Publicidade e Marketing, congrega mais de 50 associados, na generalidade pequenas e médias empresas, entre elas agências de publicidade, empresas de media exterior (exploração de outdoor), produtoras gráficas e de áudio visual, empresas de comunicação institucional e relações públicas e empresas de estudos de mercado e monitorização de meios.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies