O país cabe aqui.

António Guterres aponta retorno das aulas como prioritário

Por: Ivanine Silva

António Guterres, Secretário-Geral da ONU, apontou nesta terça-feira (4), o regresso dos estudantes às escolas, como grande prioridade, numa altura em que a actividade lectiva ainda encontra-se paralisada em muitos países do mundo.

Numa publicação feita numa de suas contas oficiais das plataformas digitais, António Guterres, apontou o momento como o mais adequado para o retorno das aulas, uma vez que em grande parte dos países a transmissão local da covid-19 está controlada.

“Covid-19 levou à maior interrupção educacional de todos os tempos. Uma vez que a transmissão local está sob controle, levar os alunos de volta às escolas de maneira mais segura possível deve ser uma prioridade. A consulta com os país, cuidadores, professores e jovens é essencial.”, lê-se na publicação.

Twitter oficial de António Guterres

A preocupação em torno do regresso da actividade escolar prende-se no facto de já ter sido perdido a maior parte ano académico e pela preocupação com saúde mental de estudantes devido ao confinamento, o que é apontado por especialistas um perigo.

Nalguns países do mundo, como a Nova Zelândia e a Dinamarca, em que a cadeia de transmissão do vírus está controlada já foi consumado o regresso às aulas. Grande parte dos países europeus e asiáticos também almejam reabrir as escolas.

Em Angola, onde o número de casos vai crescendo exponencialmente, ainda não existe qualquer previsão para um retorno seguro às aulas, já que os estudantes estão dependentes da evolução epidemiológica da covid-19.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies