O país cabe aqui.

Angola solicitada por País Árabe para resolução de problemas externos

O ministro dos Negócios Estrangeiros da República Árabe Saharaui Democrática, Ould Salek, solicitou, nesta quinta-feira (25), em Addis-Abeba, Etiópia, apoio de Angola na resolução do diferendo que opõe o seu país e o Reino de Marrocos.

Em declarações à imprensa, à margem da 32ª Sessão Ordinária da Comissão Executiva da União Africana (UA), aberta quinta-feira, disse que Angola tem boas relações com os Estados membros da UA e pode jogar papel determinante na resolução do problema, e sublinhou também, que Angola continua a ser um Estado líder e influente em África, tendo felicitado os angolanos pela solidariedade e pelo apoio prestado ao povo do seu país.

Desde o fim da guerra civil, em 2002, Angola tem jogado um papel relevante na pacificação da Região dos Grandes Lagos, onde intervém com regularidade para a resolução de conflitos. O país tem “funcionado” como uma “placa giratória” e é frequentemente consultado para transmitir a sua experiência de resolução de conflitos, fundamentalmente na República Democrática do Congo.

Entretanto, além de solicitar o apoio de Angola no processo de resolução do diferendo com Marrocos, Ould Salek exigiu que a UA tenha um papel mais activo na resolução do problema do Sahara Ocidental.

A República Árabe Saharaui Democrática reivindica soberania sobre o território do Sahara Ocidental, antiga colónia espanhola que, por sua vez, Marrocos reclama como parte do seu reino.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies