O país cabe aqui.

Angola prevê a segunda maior inflação em 14 anos

Angola prevê chegar até o final deste ano, uma inflação acumulada aproximadamente dos 30%, mas a previsão é abalada depois nos últimos dois anos ter visto a meta largamente ultrapassada e sempre a dois dígitos, devido a crise financeira.

A previsão para o total acumulado de 2018, de 28,7% entre Janeiro e Dezembro, está prevista no Orçamento Geral do Estado (OGE), em discussão na Assembleia Nacional até fevereiro, e a concretizar-se será o segundo valor anual mais alto desde 2004.

Esta semana, as contas finais do Instituto Nacional Estatística (INE) apontaram para uma inflação acumulada entre janeiro e dezembro de 2017 de 23,67%, registo muito superior à previsão de 15,8% que o Governo inscreveu no Orçamento Geral do Estado (OGE) anterior.

Ainda assim, um valor abaixo da inflação acumulada que o INE registou em 2016, que entre janeiro e dezembro chegou aos 41,95% – o valor mais alto desde 2004 -, para uma previsão inicial, que então constava do OGE, de apenas 11%.

Já a previsão para 2018 é desde logo condicionada pelo novo regime flutuante cambial, em que a taxa de câmbio é definida pelo mercado, nos leilões de divisas realizados pelo Banco Nacional de Angola para os bancos comerciais. Na primeira semana deste regime, o kwanza sofreu uma depreciação de mais de 10% face ao dólar norte-americano e de 16% para o euro, o que deverá agravar os custos de importação do país, com repercussões nos preços ao consumidor.

Segundo o Presidente da república João Lourenço, na sua tomada de posse, a 26 de setembro, o controlo da inflação é uma prioridade, mas a concretizar ao longo do mandato.

“No decurso dos próximos cinco anos, vamos procurar fixar a taxa de inflação em limites aceitáveis e controláveis. Isso vai obrigar-nos a impor regras rígidas de política cambial e de política fiscal. Vamos apostar no reforço dos sistemas de controlo de atos ilícitos que possam descredibilizar o setor financeiro e bancário, internamente como no exterior”, alertou na ocasião o novo chefe de Estado, João Lourenço.

O orçamento geral de estado (OGE) para este ano 2018, com reajuste de votação final deverá acontecer, na Assembleia Nacional, a 15 de fevereiro, o Governo assume que tem vindo a tentar controlar a inflação, desde 2016, com a “reposição dos níveis mínimos de oferta de alimentos e outros bens fundamentais”, bem como pelo “ajustamento da oferta de moeda” e a “melhoria do modelo de intervenção no mercado cambial”.

A “criação de janelas de diálogo com os principais agentes produtores e importadores” é outras das medidas do Governo angolano para controlar a inflação.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies