O país cabe aqui.

Angola freia no desconfinamento social

Por: Ivanine Silva

Foram aprovadas nesta terça-feira (7), durante uma reunião de concertação entre o Presidente da República, João Lourenço, e a Comissão Multissectorial de prevenção e combate à covid-19, uma série de medidas, que deverão frear as medidas de desconfinamento gradual no país.

As medidas foram divulgadas pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, durante a conferência de imprensa da comissão multissectorial, na noite desta terça-feira (7).

Estas regras, serão aplicáveis nos locais em que vigorará a cerca sanitária a partir do dia 9 de Julho até ao 9 de Agosto.

Passará a ser obrigatório a partir desta quinta-feira (9), o uso de máscara facial na via pública e o recolhimento obrigatório dos cidadãos ao domicílio, saídas são apenas permitidas para questões necessárias e inadiáveis.

Será também observada uma redução da força de trabalho para até 50 por cento, bem como o a redução do tempo de funcionamento em 30 minutos.

Estabelecimentos comerciais, como lojas e cantinas, terão a redução do seu horário de funcionamento, das 7 para as 16 horas, bem como da força de trabalho e do número de clientes dentro destes locais ao mesmo tempo.

Os restaurantes e similares, terão o horário de funcionamento reduzido, passando agora a funcionar até às 16 horas, continuando com a lotação até 50 por cento, oa serviços de entregas serão permitidos até às 22 horas.

Os Mercados e venda ambulante, passarão a funcionar novamente às terças, quintas e sábados, das 6 às 15 horas, com a observação das medidas de prevenção. Está também proibida a venda de bebidas alcoólicas na via pública.

As actividades físicas individuais na via pública, voltarão a ser realizadas em horários especificos das 5 e 30 minutos às 7 horas e 30 minutos, e das 17 às 19 horas, em grupos de até 5 pessoas.

Ajuntamentos em cerimónias fúnebres serão reduzidos de 50 para 10 pessoas, quando se tratar de uma morte por covid-19.

Os Transportes públicos voltarão a circular das 5 às 18h, com apenas 50 por cento da sua capacidade de lotação total.

Este recuo nas medidas de desconfinamento, está relacionado ao aumento exponencial no número de casos da covid-19.

O incumprimento destas medidas, é passível de pagamento de multas e penalização judicial.

O país tem até ao momento, 386 casos positivos, 117 recuperados e 21 mortes.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies