O país cabe aqui.

Angola entrega liderança SARPCCO à Zâmbia

Angola, entregou a liderança da SARPCCO (Chefes das Polícias da África Austral), à República da Zâmbia, após ter terminado nesta quinta-feira (30), o seu mandato na presidência rotativa deste órgão.

A polícia angolana assumiu a presidência dos Chefes das Polícias da África Austral (SARPCCO) em Maio do ano passado, durante a reunião geral anual do órgão, que teve lugar em Arusha, Tanzânia.

A passagem de testemunho acontece na 23ª Reunião Geral Anual do Sub-comité dos Comandantes de Polícia da SARPCCO, do Comité Inter-estatal de Defesa e Segurança da SADC, orientada em Luanda pelo ministro angolano do Interior, Ângelo Tavares, em representação do Presidente da República, João Lourenço.

Segundo o governante, durante o seu mandato, a Polícia Nacional e o Serviço de Investigação Criminal (SIC) desenvolveram importantes acções no domínio da cooperação e coordenação de operações conjuntas que resultaram no esclarecimento de alguns crimes transfronteiriços e transnacionais.

O país desenvolveu também uma intensa relação de troca de informações com a Interpool e participou em missões da SADC.

Para o ministro, Angola deixa a liderança com sentido do dever cumprido e o compromisso de continuar a colaborar com a polícia da República da Zâmbia, a quem felicitou e desejou êxitos no mandato de dois anos que inicia hoje.

A SARPCCO é um órgão do Comité Inter-Estatal de Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e serve para promover, reforçar e perpetuar a cooperação e encorajar estratégias conjuntas para a gestão de todas as formas de crimes transfronteiriços, com implicação sub-regional.

A ideia da fundação de uma organização regional aglutinadora das corporações policiais dos Estados membros da SADC surgiu a 23 de Setembro de 1994, durante um encontro de operativos em Mananga, Reino de Eswatini.

.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies