Angola e China fortalecem o grau de cooperação

Presidente da  república, João Lourenço, recebeu hoje no Palácio Presidencial,  o embaixador da China em Angola, encontro que serviu fortalecer o grau de cooperação entre as dua repúblicas.

Em declarações à imprensa, na qual o NN teve acesso, Cui Aimin classificou a conversa com o PR, como “amistosa, sincera e pragmática” a audiência, que serviu igualmente para o aprofundamento do desenvolvimento da cooperação sino-angolana.

“Fizemos uma retrospetiva do desenvolvimento da amizade sino-angolana e também fizemos uma discussão profunda no sentido do desenvolvimento da cooperação pragmática, especialmente o desenvolvimento da cooperação de financiamento e de investimento entre os dois países”, disse.

O diplomata chinês sublinhou que o encontro permitiu ainda abordar ações concretas da cooperação entre os dois países, adiantando que iniciará contactos e intercâmbios com os departamentos competentes de Angola para que se possa “o mais cedo possível alcançar os resultados esperados”.

Cui Aimin reiterou a abertura do Governo chinês para ajudar Angola a desenvolver a diversificação económica, especialmente nas áreas como a agricultura, industrialização, formação dos recursos humanos e saúde.

“A parte chinesa apela para que a parte angolana despache mais políticas favoráveis e atraentes, para atrair mais investidores chineses, especialmente investimentos privados”, disse.

A China é o maior financiador de Angola e só em 2015 atribuiu uma nova linha de financiamento para obras públicas no país africano, superior a quatro mil milhões de euros.

Este tipo de financiamento é amortizado por Angola com a entrega de petróleo bruto, sendo a China o principal cliente do crude angolano.

Redacção NN

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies