Angola celebra 44 anos de Independência

 

Por: Ivanine Silva 

É celebrado hoje (11 de Novembro), o 44º aniversário da independência do país, data muito significativa e saudada em todo o território do país e um pouco por toda a parte e que residam angolanos. 

O dia da “Dipanda”, como é popularmente conhecido o dia da independência de Angola, é uma das principais datas do país a par do dia da paz, mais do que para comemorar, esta data serve acima tudo para reflectir e prestar tributo aos que deram seu sangue e vida pela ainda “jovem nação” angolana. 

Esta história que já vai no seu 44º capítulo, levou muitos antes de começar a ser escrita, tendo os seus principais roteiristas (MPLA, UNITA e FNLA), teve por várias fases, negociações, excitações, idas e vindas, iniciadas desde a ocupação colonial no século XV (corresponde também a todo o processo da escravatura), conferência de Berlim, surgimento dos principais movimentos de libertação, processo dos 50 e a Luta Armada de Libertação, que viria 13 anos mais tarde a culminar com a independência total de Angola e criação de uma nação livre. 

Com a tão sonhada e desejada independência, Angola tornou-se sem dúvidas numa das nações mais promissoras do mundo, com grande potencial e margem larga rumo ao desenvolvimento social e humano, estando actualmente a posicionar-se como um dos grandes países de África, apesar de ter sido um dos que se tornaram livres “tardiamente”. 

Foto: Fernando Vieira, em 11 de Novembro de 1975, no Largo 1º de Maio

Apesar de ainda “jovem”, Angola acumula grandes feitos no que a história do continente diz respeito, estando directamente ligada ao processo de libertação da Namíbia e ao fim do regime do Apartheid na África do Sul, e marcada como uma das principais nações pacificadoras do continente. 

Foto: Kindala Manuel/Edições de Novembro, em 11 de Novembro de 2019, no Largo 1º de Maio

A histórica independência de Angola, foi proclamada à meia noite do dia 11 de Novembro do ano de 1975, pelo então líder do MPLA António Agostinho Neto, que viria a tornar-se presidente do país até a sua morte em 1979.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies