O país cabe aqui.

Angola e Cabo Verde reforçam cooperação

Os ministra da Cultura de Angola, Carolina Cerqueira e o ministro da cultura e indústrias criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente, reiteraram nesta terça-feira (10), em Cabinda, a necessidade da consolidação da partilha de conhecimentos e a cooperação entre os dois países nos mais diversos domínios culturais.

Na declaração conjunta assinada pelos dois ministros, consta ainda a perspectiva de cooperação, no âmbito da CPLP, para a criação e desenvolvimento do mercado comum das artes, cultura e indústrias criativas, celebrar anualmente a Semana da Morna em Angola e Semana do Kizomba em Cabo Verde, em datas por definir.

Na declaração está igualmente expressa a necessidade de se estabelecer um mecanismo de intercâmbio que promova a partilha de experiências e sinergias, bem como a troca de conhecimentos em áreas como a gestão museológica, gestão arquivística e de bibliotecas, direitos de autor e conexos, desenvolvimento do carnaval e a certificação internacional de artesanato.

Os dois ministérios pretendem também promover a troca de experiências no domínio da regulação das indústrias criativas, colaborar na criação de um programa de Bolsas de Acesso à Cultura com base na experiência de Cabo-Verde.

Angola e Cabo-Verde comprometem-se em trabalhar em conjunto para que, com a maior brevidade, se assine um novo acordo de cooperação no domínio das artes, cultura e indústrias criativas, criar um grupo de trabalho que estabeleça as linhas orientadoras da cooperação, que reúna anual e alternadamente para o devido acompanhamento dos programas executivos estabelecidos, bem como garantir a presença regular de artistas e agentes culturais de diversas áreas nos grandes eventos organizados pelos governos de ambos os países.

Falando à imprensa, a ministra Carolina Cerqueira afirmou que se pretende o reforço da cooperação na vertente do património cultural tendo em conta a experiência de Cabo-Verde e pelas especificidades nesta área que Angola quer aperfeiçoar.

Adiantou que estão, desta forma, lançadas as bases para a curto e médio prazo se trabalhar nas acções de promoção da indústria criativa e do turismo cultural.

A ministra realçou que a assinatura das declarações enquadra-se no programa da diplomacia cultural que está em plena sintonia com a diplomacia política.

Já  Abraão Vicente salientou que se trata do primeiro passo para se consolidar o novo quadro de cooperação cultural entre os dois países, reforçando os programas de acção conjuntos e adiantou que os dois povos têm laços e uma história comum que os obriga a trabalhar e caminhar em conjunto, promovendo acções que contribuam na preservação, divulgação e valorização da cultura dos dois países.

Angola e Cabo-Verde têm um acordo de cooperação nos vários domínios culturais assinado em 2002.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies