O país cabe aqui.

Ângelo de Carvalho apresenta “Andando Por Aí…” na Galeria Tamar Golan

Por: Notícias de Angola

O artista plástico angolano Ângelo de Carvalho apresentou, no último fim de semana, na Galeria Tamar Golan, a sua exposição intitulada “Andando Por Aí…”, que estará disponível no mesmo espaço, até 2020.

As obras ficarão patentes ao público até ao dia 7 de Janeiro, podendo ser visitadas de Segunda-feira a Sábado, das 12h30 às 19h30, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura, na baixa de Luanda. O

Do antigo Novo Redondo, Sumbe, vem o congregador dos amantes da boa arte para o mês de Dezembro, na Galeria Tamar Golan.  de acordo com uma nota de imprensa a que o NA teve acesso, o autor de  “Andando Por Aí…”  é dono de um currículo que lhe dá, de resto, o direito de ser considerado um grande homem das Artes Plásticas.

Nasceu a 30 de Junho de 1970, no município litorâneo do Sumbe. O artista conta com 16 exposições individuais e mais de 20 colectivas.

A EXPOSIÇÃO

Nuno Pimentel, citado na nota, assegura que “falar de Angelo de Carvalho, sem o conhecer, sem saber os seus dados biográficos, afigura-se-me como uma missão quase impossível. Contudo, olhando para os quadros fotografados em minha posse, atrevo-me a tecer alguns comentários.

“O artista tem, sem dúvida alguma, uma enorme versatilidade no uso do pincel. Possui uma capacidade extraordinária de incorporar nos seus quadros vários estilos, indo facilmente do impressionismo, ao cubismo, passando pela natureza morta até nos transportar ao abstraccionismo com laivos de algum surrealismo, e culminando com a montagem em madeira que nos traz para realidade da expressão cultural africana, neste caso a angolana, o que nos dá azo a várias interpretações”, lê-se

Segundo a nota, há em Ângelo de Carvalho uma diversidade pictórica que o catapulta para a polivalência, considero, existirem atributos estéticos muito fortes que, repito fazem dele um artista capaz de facilmente ”brincar” com telas, pincéis e estilos, havendo contudo, um predomínio das linhas rectas, modeladas basicamente por cubos e cilindros, como tentativa de geometrizar a realidade, que consegue através da desestruturação de cada elemento da tela!

A Galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura, é um projecto cultural inovador e alternativo, sem fins lucrativos, que visa promover as artes plásticas angolanas e apoiar jovens talentos emergentes nas artes plásticas. Foi criada em 2013 e todas as suas receitas são canalizadas para os projectos sociais da Fundação.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies