África, uma referência na prevenção e tratamento da covid-19

0
Foto: DR
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por: Ivanine Silva

O continente africano, até ao momento é o menos afectado pelo novo coronavirus (Covid-19), tem se notabilizado pela forma como tem conseguido conter os avanços da doença e se destacado no tratamento desta pandemia, que paralisou o mundo e deixando confinadas milhares de pessoas.

Com uma população acima de Um bilião e 300 milhões de habitantes e uma densidade populacional de 30 habitantes por quilômetro quadrado, África tem sido uma surpresa, pela positiva, pelos números que tem até agora, isto, pela rigidez de medidas de distanciamento e prevenção tomadas previamente por governos.

Em quase dois meses a conviver com a doença, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), foram registados cerca de 40 mil casos positivos, destes cerca de 1700 terminaram em óbito, em 53 países do continente, com dois países ainda sem qualquer caso. O mais surpreendente ainda, e que torna o continente uma referência no combate à covid-19, é o número de pessoas recuperadas, que já ultrapassou os 13 mil.

Comparativamente com os países mais afectados que fazem parte do top 10, o continente está muito abaixo destes países, a China por exemplo, que é o último desta lista, tem mais do dobro de casos positivos do que em todo o continente, já a Espanha e a Itália, que são os países mais afectados da Europa, têm cinco vezes mais casos positivos em relação à África.

A princípio apontado como o continente que mais poderia ser afectado pela covid-19, devido as debilidades que se regitam nos sistemas de saúde na maioria dos países do continente berço.

Por outro lado, o comércio informal e a venda ambulante só para citar e na sua maioria é a actividade que tem causado aglomerados em zonas Urbanas e suburbanas. Com a proliferação da Pandemia, os africanos têm sabido contornar os efeitos devastadores na saúde pública.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.