O país cabe aqui.

Adalberto Júnior e Pedro Cachiungo pré-candidatos à liderança da UNITA

Os deputados Adalberto Costa Júnior e Estêvão José Pedro Cachiungo entregaram as pré-candidaturas para concorrerem a sucessão de Isaías Samakuva na presidência da UNITA, informou terça-feira, à Rádio Nacional de Angola, o porta voz da comissão organizadora do XIII Congresso Ordinário do partido, Anastácio Ruben Sicato.

Anastácio Ruben Sicato disse que até ao momento apenas Pedro Cachiungo e Adalberto Costa Júnior tinham manifestado a intenção de concorrer à liderança da UNITA, cuja eleição acontece no XIII Congresso Ordinário do partido, que se realiza entre os dias 13 e 15 de Novembro. O período para a formalização das candidaturas é de 16 a 30 de Setembro.

Ruben Sicato esclareceu que os candidatos devem reunir determinadas condições para concorrerem ao pleito. “Os membros que se querem candidatar vão ter de recolher 50 assinaturas em cada província e mil a nível da Comissão Política (órgão da UNITA equivalente a Comité Central)”, exemplificou. As candidaturas devem ser aprovadas por duas comissões, a de mandatos e a eleitoral.

“A comissão de mandatos vai verificar se a candidatura está conforme recomendam os estatutos e depois entrega o dossier à comissão eleitoral. Por sua vez, a comissão eleitoral confirma que está tudo em condições e declara que os pré-candidatos são mesmo candidatos. A partir daí abre-se um período de campanha eleitoral”, esclareceu Ruben Sicato.


Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies