Acordo entre indústria e agricultura facilita escoamento de produtos

O aproveitamento de produtos agrícolas produzidos localmente em distintos pontos do país estará mais facilitado, fruto do acordo rubricado, em Luanda, entre os ministérios da Indústria e da Agricultura, que vai permitir o processamento e transformação da produção nas pequenas unidades fabris instaladas em várias regiões.

De acordo com a titular da Indústria, Bernarda Martins, essas iniciativas enquadram-se no âmbito do PROFIR – Programa de Fomento da Indústria Rural, que, até ao momento, conta já com três unidades concluídas, sendo a da Canjala, na província de Benguela, de Cacuso, Malanje, e do Tomboco, na província do Zaire.

As respectivas pequenas unidades fabris, que dispõem de capacidade para o aproveitamento da produção dos agricultores locais, custaram aos cofres de Estado, cada, uma média de dois milhões de dólares.

Para o ministro da Agricultura, Marcos Nhunga, o acordo representa um passo em frente, na medida em que essa junção de sinergias se traduz num significativo contributo do sector industrial no escoamento de produtos dos camponeses, pois o mesmo vai ajudar a gerar rendimento para as famílias.

Nos termos do memorando rubricado, cujos signatários foram o Instituto de Desenvolvimento Industrial de Angola (IDIA), representado pelo seu director geral, Luís Ribeiro, e o Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), representado pelo seu responsável, David Tunga, as partes vão trabalhar, em conjunto, na mobilização, inserção e potencialização de produtores para o desenvolvimento de produções agrícolas destinadas a transformação nas unidades industriais.

O referido acordo traduz o interesse do Executivo Angolano em diversificar e densificar o tecido da indústria local, mediante a promoção de empresários capazes de valorizar as potencialidades e as matérias-primas existentes localmente e dinamizar o crescimento económico.

Entre outros objectivos, o acordo visa contribuir para a promoção da Indústria rural através do surgimento de micro e pequenas empresas industriais para transformação de produtos agrícolas, em articulação estreita com os camponeses e fazendeiros locais, ao nível das comunas e municípios, conjugados com outros Programas do Executivo.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies