O país cabe aqui.

Acesso às fontes de informação abordado em palestra no CEFOJOR

Por: Nambi Wanderley

O Centro de formação dos jornalistas (CEFOJOR), recebeu nesta semanas, o dramaturgo, José Mena Abrantes, para uma abordagem sobre o “acesso às fontes de informação no quadro da pandemia Covid-19”.

O escritor e dramaturgo referiu que os jornalistas, embora encontrem muitas dificuldades nas instituições, devem sempre, no exercício de funções, recorrer a mecanismos legais para informarem com verdade e rigor. 

Exortou que o jornalista deve sempre proteger a sua fonte, mesmo que esteja diante do tribunal. Naqueles casos em que ninguém quiser assumir matéria como prova e o jornalista for a única testemunha, deve ele próprio correr o risco de servir de fonte.

O palestrante chamou atenção as organizações, pelo facto de que, quando uma instituição, quer do Estado quer privada, não presta informação aos jornalistas, está com isso a violar um direito consagrado na Constituição da República.

Participaram no certame, jornalistas, comunicólogos, estudantes de comunicação social, políticos, desportistas, músicos e outras entidades.

A mesa do presidio esteve composta por José Mena Abrantes, Gonçalves Ihanjica Manuel de Carvalho “Wadijimbi”, representante da União dos Jornalistas Angolanos (UJA), organizadora do evento.

José Mena Abrantes é jornalista desde 1975, colaborador de vários órgãos de informação angolanos, portugueses, franceses e moçambicanos. Está directamente ligado a história do teatro angolano, com a do grupo Elinga-Teatro.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies