O país cabe aqui.

Académico defende aplicabilidade de lei para portadores de deficiência

Fonte: Angop


O professor de linguagem gestual angolana, Bismarque Luciano António, defendeu a fiscalização da legislação referente a pessoa portadora de deficiência, para uma sociedade mais inclusiva.

O interprete de linguagem gestual diz ser necessário fiscalizar o que esta legislado e obrigar as instituições a cumprir com o que está estipulado.

Se se aplicar o que está estipulado na lei, afirmou, teremos uma sociedade mais inclusiva, onde as pessoas com deficiência vão se sentir inseridas na sociedade, sem descriminação.

Bismarque  António, que falava na Conferência Municipal sobre a Criança com Deficiência Fora do Sistema de Ensino no Kilamba Kiaxi, defendeu também a regulamentação da lei que entrou em vigor para que seja aplicada.

Uma sociedade inclusiva vence as barreiras da comunicação, o estigma da descriminação, disse, considerando que o respeito a estes paradigmas e as leis faz com que os cidadãos, com deficiências, se sintam inseridos e contribuam para o desenvolvimento do país.

A conferência foi organizada  pela Liga das Associações do Kilamba Kiaxi para o Desenvolvimento  na sequência de uma pesquisa sobre o assunto.

A pesquisa realizou-se nos quatro distritos do município, abrangeu 250 famílias e foram registadas 109 crianças com  deficiência fora do sistema do ensino no Kilamba Kiaxi, e seis que frequentam a escola.

O trabalho visou contribuir para a promoção da igualdade de oportunidades a educação para crianças com deficiência.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies