Académico defende aplicabilidade de lei para portadores de deficiência

0
Foto: DR
Upper Digital Marketing
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Fonte: Angop


O professor de linguagem gestual angolana, Bismarque Luciano António, defendeu a fiscalização da legislação referente a pessoa portadora de deficiência, para uma sociedade mais inclusiva.

O interprete de linguagem gestual diz ser necessário fiscalizar o que esta legislado e obrigar as instituições a cumprir com o que está estipulado.

Se se aplicar o que está estipulado na lei, afirmou, teremos uma sociedade mais inclusiva, onde as pessoas com deficiência vão se sentir inseridas na sociedade, sem descriminação.

Bismarque  António, que falava na Conferência Municipal sobre a Criança com Deficiência Fora do Sistema de Ensino no Kilamba Kiaxi, defendeu também a regulamentação da lei que entrou em vigor para que seja aplicada.

Uma sociedade inclusiva vence as barreiras da comunicação, o estigma da descriminação, disse, considerando que o respeito a estes paradigmas e as leis faz com que os cidadãos, com deficiências, se sintam inseridos e contribuam para o desenvolvimento do país.

A conferência foi organizada  pela Liga das Associações do Kilamba Kiaxi para o Desenvolvimento  na sequência de uma pesquisa sobre o assunto.

A pesquisa realizou-se nos quatro distritos do município, abrangeu 250 famílias e foram registadas 109 crianças com  deficiência fora do sistema do ensino no Kilamba Kiaxi, e seis que frequentam a escola.

O trabalho visou contribuir para a promoção da igualdade de oportunidades a educação para crianças com deficiência.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.