O país cabe aqui.

A hora gloriosa do Brexit

Artigo de Opinião de Isidoros Karderinis


Há três anos, com o referendo de 23 de junho de 2016, o povo britânico decidiu com um percentual de quase 52% e com participação de 71,8% a saída da Grã-Bretanha da União Europeia. Esse grande resultado foi, sem dúvida, a primeira grande e dolorosa derrota para a União Européia de bancos e multinacionais, controlada da Alemanha.

No entanto, a saída da Grã-Bretanha da União Europeia, que estava programado para 29 de março de 2019, desde que exatamente dois anos antes foi ativado o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que permite que os estados-membros saiam do União, em última análise, isso não aconteceu devido à falta de acordo com o estabelecimento de Bruxelas. E nenhum acordo foi alcançado por causa da intransigência arrogante do conclave de Bruxelas, que tenta humilhar com abundante arrogância a Grã-Bretanha e, portanto, usá-lo como espantalho para outros países que desejam escapar da prisão alemã da União Europeia.

De acordo com declarações do novo primeiro-ministro Boris Johnson, o Brexit acontecerá definitivamente em 31 de outubro de 2019, com ou sem acordo. E isso porque um Brexit irregular é preferível a um mau acordo que obviamente funcionará contra a Grã-Bretanha e o povo britânico. Ao mesmo tempo, esse ato de saída, que libertará a Grã-Bretanha dos grilhões da União Européia, mostra, por um lado, total respeito à vontade do povo britânico e, por outro, entra em conflito com aqueles que tentam de várias maneiras para atrasar ou até cancelar o orgulhoso Brexit.

É mais do que certo que com Brexit não virá o fim do mundo para a Grã-Bretanha, pois isso não aconteceu quando optou por ficar de fora da zona do euro. E, como dizem especialistas eminentes, a economia britânica após um curto período problemático será significativamente fortalecida do ponto de vista competitivo. Portanto, não há dúvida para qualquer um perspicaz observador e analista de que, a médio e longo prazo, a Grã-Bretanha, que recuperará totalmente a capacidade de seguir políticas nacionais em todas as áreas, prosperará fora de um plano antidemocrático e altamente burocrático no qual a Alemanha um papel dominante.

No entanto, os partidários da permanência da Grã-Bretanha na União Europeia querem essencialmente que a vontade do povo britânico seja anulada e o referendo jogado no lixo, cujo resultado não causou nenhuma crise econômica imediata, como alertavam. Então eles estão constantemente semeando terror, assegurando que as consequências do Brexit sem acordo serão pesadelos e caóticas, muito piores do que as bombas de Adolf Hitler. Então, eles estão falando sobre desenvolvimentos e eventos que irá ameaçar a mesma unidade do país, enormes déficits em alimentos, remédios e combustível que levarão os britânicos a se apressarem como loucos a supermercados, postos de gasolina e farmácias, “blackout” nos portos e aeroportos do país, destruição de empresas britânicas, golpes decisivos nas exportações e no setor financeiro, impactos particularmente negativos na indústria do turismo que transformarão os planos de viagens de milhões de pessoas em um pesadelo de muitos atrasos, cancelamentos e burocracias, etc.

Mas tudo isso logicamente não será o caso, porque o governo responsável de Boris Johnson pelo futuro da economia britânica e do povo britânico, acredito que tomará as medidas apropriadas com ações prudentes e decisivas, elaborando um plano de saída bem coordenado o que minimizará os efeitos negativos do Brexit. Isso também é confirmado pelas declarações feitas em 1 de agosto de 2019 pelo ministro das Finanças da Grã-Bretanha Sajid Javid: “Nossa economia é fundamentalmente forte, para que hoje possamos fazer muitas escolhas. Podemos optar por investir em nossas escolas e hospitais, em nossa polícia fantástica, por exemplo, mas também podemos nos preparar para sair da UE.E, se isso significa sair sem acordo, é exatamente isso que vamos fazer”.

Ao mesmo tempo, o Brexit não terá apenas impactos negativos na Grã-Bretanha, mas também na União Europeia. O Brexit, sem dúvida, ameaça a unidade da união e cria um exemplo de secessão que outros países provavelmente seguirão no futuro (Efeito Dominó), enquanto a falta de contribuição financeira da Grã-Bretanha (cerca de dez bilhões anualmente) afetará significativamente o orçamento da comunidade. Ao mesmo tempo, os principais parceiros comerciais da Grã-Bretanha (Alemanha, França, Holanda, Itália, Espanha e Bélgica) serão significativamente afetados, enquanto a União Européia como um todo deixará de ter a maior parcela do PIB mundial  e não será o maior poder comercial internacionalmente, dando sua posição nos EUA e na China.

O golpe para a União Europeia pelo Brexit, e de fato sem acordo, e dada a solidariedade dos EUA que o acompanha e se traduz em um importante acordo comercial privilegiado bilateral da Grã-Bretanha-EUA, é muito mais do que crucial e pode ser fatal para a União Europeia e a Zona do Euro, em um momento em que esta está passando por uma prolongada crise econômica e política, que vem aumentando ultimamente.

Portanto, diante do aumento da concorrência de poder entre as potências mundiais (EUA, China, Rússia, UE), é mais do que óbvio que o governo Donald Trump e o estado profundo dos EUA decidiram restringir a influência alemã na área do campo ocidental e impedir decisivamente a aplicação das vontades alemãs no espaço europeu.

A visão de hoje contra a podre, totalitária e altamente neoliberal União Européia Alemã, que é o experimento mais fracassado de união econômica e política entre diferentes estados-nações da história, pode ser apenas a cooperação igual entre povos europeus livres e países democráticos independentes soberanos de um extremo da Europa para o outro.

Para finalizar, gostaria de observer enfaticamente que quaisquer efeitos negativos a curto prazo do Brexit não podem de modo algum representar um obstáculo intransponível diante da vontade do povo britânico, que foi treinado por muitos séculos com as tradições democráticas e com o preceitos de liberdade e independência, para libertar seu país dos grilhões de ferro da União Européia. Aqueles que, além disso, se alegram com os obstáculos parlamentares e as dificuldades que estão à frente do orgulhoso Brexit ou estão pedindo um segundo referendo para emergir o que desejam, ou seja, chantagear a democracia, precisam saber que o vencedor final será o povo soberano e a decisão que tomaram três anos atrás.

Isidoros Karderinis nasceu em Atenas, em 1967. É romanciata, poeta e colunista. Estudou economia e concluiu os estudos de pós-graduação em economia do turismo. Seus artigos foram republicados em jornais, revistas e sites em todo mundo. Seus poemas foram traduzidos em Inglês, francês e espanhol e publicados em revistas literárias e secções de jornai. Com sete livros de pesia e três romances. Suas obras foram publicados nos EUA, Grã Bretanha, Espanha e Itália.

Email: skarderinis@hotmail.gr

Facebook: Karderinis Isidoros

Twitter: isidoros Karderinis


Os artigos de opinião publicados no Notícias de Angola são da inteira responsabilidade do seu autor. O NA não se responsabiliza por quaisquer danos morais ou intelectuais dos textos em causa, confiando no rigor, idoneidade e credibilidade dos seus autores.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies