O país cabe aqui.

Mais de 90 estudantes angolanos concorrem a fase final dos “Sábados Académicos”

Um concurso académico, extracurricular, realizado em todo país, envolvendo mais de 4.700 estudantes, provenientes de 150 municípios. A fase nacional é final e estão previstos 90 concorrentes, cinco representantes de cada província.


Segundo o Comunicado de Imprensa que o NA teve acesso, informa que o Secretariado Nacional da JMPLA realiza, no próximo dia 1 de Dezembro, na Tenda do Centro de Conferências de Belas, a fase nacional da 9ª Edição do Programa Sucesso Escolar e Mérito Estudantil “Sábados Académicos”.

Os Sábados Académicos é o maior evento académico extracurricular realizado no país, dividido em diferentes fases, nomeadamente, municipais, provinciais e, por último, a nacional.  Ele enquadra-se no Plano Anual de Actividades e visa promover o talento, a excelência e a dedicação dos alunos para uma formação integral, através do incentivo ao desenvolvimento de qualidades como o mérito e o patriotismo.

De acordo Sérgio Luther Rescova Joaquim, Primeiro Secretário Nacional da JMPLA e Coordenador Nacional da Comissão Técnica dos Sábados Académicos, participaram desta edição estudantes dos Institutos Médios Técnicos de Formação Profissional e das Escolas do 2º Ciclo do Ensino Secundário, em idades compreendidas entre os 13 e 20 anos, em todo o país.

“Com este concurso pretende-se incentivar os jovens à dedicarem-se mais à formação académica e  o desenvolvimento da consciência pessoal e social, uma postura que reflectirá no respeito pelos valores e símbolos nacionais, pela dignidade humana, pela tolerância e cultura da paz, bem como pela unidade nacional, e uma maior aposta na preservação do ambiente e na melhoria da qualidade de vida” disse Sérgio Luther Rescova Joaquim.

Em suma, sublinha-se, “é nosso objectivo criar e fomentar um espaço de competição salutar entre os estudantes de várias escolas e institutos, bem como o espírito de investigação pesquisa e a promoção da educação política e patriótica” concluiu.

A JMPLA realiza o Programa Sucesso Escolar e Mérito Estudantil “Sábados Académicos” em parceria com os Ministérios da Educação, da Juventude e Desportos e da Ciência e Tecnologia, Fórum Angolano dos Jovens Empreendedores e Associações Estudantis.

Com a implementação do Programa Sucesso Escolar e Mérito Estudantil “Sábados Académicos”, a JMPLA associa-se, deste modo, às acções do Executivo e ao apelo do Camarada Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, que visam a melhoria da qualidade de ensino de modo geral e particularmente nas Escolas do Segundo Ciclo e nos Institutos Politécnicos de Formação Profissional Média Técnica, à luz do Plano do Desenvolvimento Nacional 2018/2022.

A 8ª Edição dos “Sábados Académicos” decorreu em 2016 com a participação de mais de quatro mil alunos de 150 municípios de mais de 400 escolas em todo o país. A Província do Kwanza Sul foi a delegação vencedora do concurso, com o estudante Pitra Sebastião a sagrar-se o grande vencedor.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies